Mais

LaLiga: 10 jovens a seguir na época 2025/26

Martim Neto assinou pelo Elche
Martim Neto assinou pelo ElcheElche Club de Fútbol

No Flashscore dizemos-lhe quem são os 10 jovens futebolistas que deve seguir com particular atenção esta temporada na LaLiga, embora deixemos de lado nomes já tão óbvios como Lamine Yamal, Nico Williams, Arda Güler e outros tantos.

É uma realidade que há talento espanhol a ser exportado para outras competições da Europa, como viveu o Celta na própria pele com Fer López, mas uns saem e outros entram. Também há quem fique nos respetivos clubes e quem, certamente, saltará para o estrelato nos próximos meses assim que tiver os holofotes apontados para si. É altura de antecipar isso e adiantar alguns nomes muito interessantes.

Pablo García (Real Betis, 18)

O extremo já sabe o que é atuar na elite do futebol espanhol, uma participação que deverá aumentar nesta temporada. O melhor momento da sua curta carreira chegou a 23 de junho, quando marcou quatro golos na vitória da Espanha contra a Alemanha nas meias-finais do Europeu Sub-19.

No duelo de pré-época frente ao Coventry (1-1), encarregou-se de marcar o único golo da sua equipa. Na verdade, precisou de cerca de um minuto para marcar e fazer um grande golo. Será capaz de o fazer também na LaLiga? Manuel Pellegrini sabe que tem jogador para muito tempo na ala.

Dro Fernández (Barcelona, 17)

Tornou-se a grande surpresa da pré-temporada juntamente com o sueco Roony Bardghji, um recém-chegado cujo futuro a curto prazo está em aberto. O canterano blaugrana encantou Hansi Flick, um técnico que não costuma olhar para o cartão de identidade, e é de esperar que desfrute de algumas oportunidades ao longo da temporada.

O internacional sub-17 por Espanha marcou o terceiro golo da sua equipa frente ao Vissel Kobe e deu-se a conhecer perante uma massa adepta que já tem outro jovem a quem seguir de perto. Ainda é cedo para prever algo, mas é uma questão de tempo até que se estreie em jogo oficial pela equipa principal do Barça. Terá a continuidade necessária? Uma incógnita.

Gonzalo García (Real Madrid, 21)

O avançado do Real Madrid é um perfil necessário no plantel de Xabi Alonso. A ausência de um jogador desse estilo na temporada anterior, já sem Joselu Mato, minimizou as opções de Carlo Ancelotti nas tarefas ofensivas. Assim, o jovem produto merengue parece ter um lugar reservado como alternativa e recurso aos titulares.

Gonzalo assinou 25 golos na Primeira RFEF durante a temporada passada e mostrou no Mundial de Clubes que tem nível de sobra para a elite. Os seus quatro golos em seis jogos colocaram-no numa posição de notoriedade até agora desconhecida, apesar de ter-se estreado pela equipa principal em 2023/24.

Urko Izeta (Athletic Club de Bilbao, 25)

É o futebolista de maior idade desta lista, uma exceção que merece uma menção especial. Tal como muitos dos seus colegas de profissão nos últimos anos, Izeta revolucionou a sua carreira graças à sua passagem pelo Club Deportivo Mirandés, que esteve perto de conseguir a proeza de subir à LaLiga.

Os números de Izeta
Os números de IzetaFlashscore

A sua carta de apresentação no Athletic é de 15 golos em 44 atuações, mais dois do que Gorka Guruzeta marcou na Sociedad Deportiva Amorebieta, o que também lhe valeu a oportunidade de jogar como local em San Mamés. Há certo paralelismo nas histórias de dois atacantes que serão rivais na luta pela posição de avançado.

Etta Yong (Villarreal, 21)

O camaronês pode aproveitar-se de que o submarino amarelo vai disputar até três competições nos próximos meses e, por isso, Marcelino García Toral vai precisar de todos. Um jogador que pode dar passos de gigante na equipa principal é Etta, autor de 19 golos pelo filial.

Yong, canterano do Cádiz que se transferiu para La Cerámica por um milhão de euros, já marcou no Montilivi. O duelo estava encaminhado para o empate e a entrada do jovem, que acabava de entrar em campo, foi fundamental para que os visitantes conquistassem os três pontos. Naquela ocasião, esteve apenas seis minutos em campo.

Martim Neto (Elche, 22)

O recém-promovido Elche apresentou-o no seu site como "um dos médios com maior projeção do futebol português". O ex-Rio Ave e Gil Vicente tem "bom pé, visão de jogo e energia para cobrir o campo", acrescenta o clube. Formado do Benfica, Neto está destinado a ser um habitual titular nas equipas de Sarabia.

Martim é internacional nas categorias inferiores da seleção lusa e já disputou quase 50 partidas na principal divisão do seu país. Autor de dois golos e uma assistência na época anterior, chega agora a Espanha para continuar a crescer como jogador e fazer nome numa das ligas mais cotadas do mundo.

Yoel Lago (Celta de Vigo, 21)

O defesa ganhou a confiança de Claudio Giráldez durante certo período da segunda metade do campeonato e teve a oportunidade de ser titular frente a um Barcelona que virou um jogo quase perdido em Montjuïc. Com contrato renovado até 2029, Lago parece em condições de lutar por um lugar fixo.

Com exceção da partida frente ao Braga, o jovem central completou os 90 minutos em cada um dos particulares deste verão. Entre antecedentes e boas sensações durante a LaLiga 2024/25 e este passo em frente a nível de participação, o seu nome parece gozar de um lugar privilegiado no eixo da defesa.

Carlos Álvarez (Levante, 21)

Um golaço seu de fora da área ratificou a subida do plantel granota, que tem tido muitas dificuldades em recuperar o seu lugar na elite do futebol espanhol. O antigo jogador do Sevilha disputou as 42 jornadas, marcou sete golos e fez um total de 11 assistências. Esses números lhe renderam uma média de 7,2 de acordo com as avaliações do Flashscore.

Os seus números na LaLiga 2024/25
Os seus números na LaLiga 2024/25Flashscore

Carlos não é novo na LaLiga, mas quase... Só participou numa ocasião pelo Sevilha e também não teve tempo de deixar marca. Agora, com um pouco mais de experiência como profissional e num ambiente que o ajuda a mostrar a sua melhor versão, estão reunidas as condições necessárias para que exponha o seu talento entre os melhores.

Davinchi (Getafe, 17)

É, sem dúvida, uma das grandes incógnitas. No entanto, o Getafe já mostrou com Uche que têm muito bom olho para jogadores desconhecidos do grande público. E essa mesma estratégia repetiu-se neste mercado de transferências ao contratar o jovem lateral, que nem sequer atingiu a maioridade.

A sua única experiência como sénior foi no Recreativo de Huelva, um histórico que chegou a vencer no Santiago Bernabéu há algum tempo e que teve Santi Cazorla nas suas fileiras. Os onubenses disputaram esta última temporada na Primera RFEF e o defesa foi presença habitual no onze, além de ter marcado dois golos. José Bordalás, por sinal, já lhe está a dar minutos.

Etienne Eto'o (Rayo Vallecano, 22)

Se herdou as qualidades futebolísticas do pai, a equipa de Vallecas estará de parabéns. Mas a genética não funciona como a matemática e seria um disparate pensar que, só por ser filho de Samuel, vai emular a carreira do ex-Barcelona. O primeiro passo, o de estar às portas de viver do futebol, está a ser dado atualmente.

Na época passada, Etienne somou 30 golos pela equipa B do Rayo (Tercera RFEF) e participou em duas jornadas da LaLiga EA Sports. Além disso, o maiorquino marcou na Taça do Rei frente ao C.D. Villamuriel e já inaugurou a sua conta particular na pré-temporada (assinou o 0-5 no particular diante do Zwolle).