Acompanhe as incidências do encontro
Depois de perder em Girona e ceder a liderança da LaLiga, o Barcelona procura regressar às vitórias este fim de semana. Para isso, os comandados de Hansi Flick terão de superar este domingo um Levante U.D. em crise, que vê cada vez mais distante a permanência na LaLiga.
A equipa granota chega ao encontro depois de perder a meio da semana num jogo adiado frente ao Villarreal e precisa urgentemente de somar três pontos para não se afastar em definitivo da luta pela manutenção. No entanto, o adversário, o palco e o histórico tornam este fim de semana especialmente difícil para um Levante que carrega dois enormes fardos estatísticos diante dos culés.
O duelo deste domingo será o 34.º confronto na LaLiga entre ambos os clubes e, até ao momento, a equipa de Luís Castro nunca conseguiu manter a sua baliza inviolada frente aos catalães. Dos 33 jogos já disputados, o Barcelona venceu 25, consentindo apenas cinco empates e três derrotas. Destes empates, todos menos um terminaram 1-1, com o 3-3 da época 2020/21 a quebrar a tendência. Nas derrotas, a equipa da Cidade Condal marcou sempre pelo menos um golo: 5-1 (1964), 5-4 (2018) e 3-1 (2019).

100% de vitórias do Barcelona na Cidade Condal
A isto junta-se outro dado ainda mais impressionante. É que, em todas as competições (LaLiga e Taça do Rei), o Levante perdeu sempre nas suas deslocações a Barcelona. Em 20 ocasiões, a formação de Arístides Maillol recebeu os valencianos e o desfecho, com resultados mais ou menos expressivos, foi sempre o mesmo: triunfo culé.
Na verdade, esse 20 em 20 veio acompanhado de um registo goleador assustador para os granotas. Nestes encontros, o Barcelona conseguiu marcar uns impressionantes 71 golos (média de 3,55 por jogo), enquanto sofreu apenas 12 (0,6 por partida), deixando um saldo favorável aos catalães de +59, com várias goleadas pelo caminho: 8-1 em 1943, 5-2 em 1964, 5-0 em 2011 e 2015, 7-0 em 2013...
Com este historial, em Barcelona esfregam as mãos, embora o Levante acredite naquela máxima de que as estatísticas existem para serem quebradas. Caso o consiga, os granotas farão história, pois neste momento parece quase impossível que a equipa de Luís Castro consiga algo de positivo no Camp Nou e, além disso, impeça um adversário que não termina um jogo da LaLiga sem marcar desde dezembro de 2024 de fazer golos.

