Mais

LaLiga: A maldição das equipas recém-promovidas continua

Valladolid-Leganés no início da época
Valladolid-Leganés no início da épocaÁNGEL MARTÍNEZ / GETTY IMAGES EUROPE / Getty Images via AFP
A uma jornada do fim da LaLiga, o Valladolid (que subiu na época passada) e o Las Palmas (que subiu há duas épocas) estão matematicamente despromovidos. O Leganés e o Espanhol, duas equipas que foram promovidas na época passada, vão tentar evitar o outro lugar.

Curiosamente, todas estas equipas se defrontam entre si. O Leganés recebe o Valladolid no Butarque, enquanto o Espanhol enfrenta o Las Palmas no Estádio RCDE. Os Pepineros têm de ganhar e os Pericos não podem perder se quiserem ser salvos.

Esta tendência tem-se repetido nas últimas épocas. Na época de 2023-2024, o Granada (que tinha acabado de ser promovido), o Almería (que tinha sido promovido há duas épocas) e o Cádiz foram despromovidos.

Em 2022-2023, o Valladolid (que tinha acabado de ser promovido), o Espanhol (que tinha sido promovido dois anos antes) e o Elche foram despromovidos.

2021/2022, a última época sem equipas promovidas

A última época em que as três equipas promovidas permaneceram na Primera División foi 2021-2022. O Granada, o Levante e o Alavés foram despromovidos. Mas o Espanhol, o Maiorca e o Rayo Vallecano, que tinham sido promovidos em 20-21, mantiveram-se. De facto, Maiorca e Valladolid instalaram-se na primeira divisão desde então.