Mais

LaLiga: Alavés vence e arrasta Girona para a luta pela manutenção (0-1)

Alavés reina em Girona
Alavés reina em GironaJUDIT CARTIEL / GETTY IMAGES EUROPE / Getty Images via AFP
Girona e Deportivo Alavés defrontaram-se este sábado em Montilivi, num jogo correspondente à 30ª jornada da LaLiga e cujo resultado final prolonga a seca de vitórias (desde 3 de fevereiro) de uma entidade que começa a olhar para a zona vermelha.

Girona 0-1 Alavés

O anterior foi marcado pela iniciativa levada a cabo por ambas as equipas para o Dia Mundial da Consciencialização do Autismo, com os 22 protagonistas a entrarem em campo com capacetes - vermelhos no caso dos locais e azuis no caso dos visitantes, em sintonia com as cores dos seus equipamentos. Quando a bola começou a rolar, a única coisa que unia as duas equipas era a vontade de conquistar três pontos muito importantes.

As notas dos jogadores
As notas dos jogadoresFlashscore

Os visitantes, que renunciaram à posse de bola em favor de um futebol mais direto e vertical, começaram a ameaçar pelos flancos e tiveram uma oportunidade prometedora por intermédio de Kike García. Depois de um roubo de bola no seu meio-campo, Carlos Martín começou a correr sem ser intercetado e a jogada foi concluída pelo melhor marcador do Alavés, que por pouco não incomodou Paulo Gazzaniga, que rematou para fora.

Os catalães pressionaram no início da segunda parte, mas sem aquela qualidade extra que fez a diferença na época passada. Abel Ruiz não é nenhum Artem Dovbyk. E no dia 5 de abril voltou a ser claro... se é que ainda havia alguma dúvida. 

Depois de Jon Guridi ter visto o primeiro amarelo da partida, ficando de fora do jogo contra o Real Madrid (tal como Tomás Conechny e Antonio Sivera), os anfitriões tentaram chegar ao golo. Donny van de Beek foi quem mais se aproximou, com um remate certeiro que obrigou o guarda-redes a esticar-se ao nível da relva. O empate sem golos não convencia ninguém: não punha fim à má fase da equipa de Girona nem afastava os Albiazules da zona de despromoção.

Perante as investidas de Yásper e companhia, a resposta foi convincente: uma jogada sensacional entre Guridi e Vicente, com um cabeceamento que deu origem ao único golo do jogo (61'). O antigo jogador do Racing de Ferrol cabeceou a bola com precisão, e até com alguma delicadeza, e colocou-a num local inalcançável para Gazzaniga. Stuani, Arthur, Tsygankov e Portu não alteraram o resultado, que poderia ter sido modificado por uma grande jogada dos murcianos. Mouriño esteve então perto de fazer o 0-2.

Estatísticas da partida
Estatísticas da partidaOpta by Stats Perform