Mais

LaLiga: Barça regressa a Montjuïc para receber um Celta incómodo e instável

Barcelona quer conquistar mais três pontos às custas do Celta
Barcelona quer conquistar mais três pontos às custas do CeltaURBANANDSPORT / NurPhoto / NurPhoto via AFP, Opta by Stats Perform

O Barcelona recebe o Celta de Vigo este sábado com o objetivo de se distanciar sete pontos do Real Madrid, que tem pouca margem de erro.

Siga aqui as incidências do encontro

Os blaugranas querem esquecer o que se passou em Dortmund, onde apanharam um pequeno susto ao perderem por 3-1 num jogo dos quartos de final da Liga dos Campeões que estava praticamente selado após a vitória por 4-0 na primeira mão. O bom trabalho de Serhou Guirassy, autor de um hat-trick, deu esperança aos adeptos que tiveram licença para sonhar em certos momentos do jogo. Agora, os novos semifinalistas do principal torneio do continente têm como objetivo chegar ao topo da LaLiga.

Apesar desta última derrota, o Barça está invicto nas competições nacionais desde o início de 2025 e o principal objetivo será garantir que esta dinâmica se mantenha. No entanto, um empate (resultado que já aconteceu nos Balaídos) não seria bem-vindo, pois permitiria ao Real Madrid e até mesmo ao Atlético reduzir a distância na corrida pelo título. A diferença é de quatro e sete pontos, respetivamente, o que é interpretado como uma boa almofada.

Os últimos duelos
Os últimos duelosFlashscore

O Celta, já com a salvação assegurada, tem como objetivo a Europa, depois de muitos anos em que se contentou apenas com a permanência. Os galegos estão em sétimo lugar e, embora possam alcançar os lugares da Liga dos Campeões, o objetivo mais realista é um bilhete para a próxima edição da Liga Europa (ou, pelo menos, para a Conferência). A recente derrota frente ao Espanhol (0-2) pôs fim a uma série de oito jogos consecutivos sem perder.

No que diz respeito à enfermaria, a equipa Culé continua sem os lesionados de longa duração Marc-André ter Stegen, Marc Casadó e Marc Bernal, sendo que Alejandro Balde também está fora. Por outro lado, o Celta tem metade das suas ausências por lesão: o defesa Carl Starfelt e o avançado Jones El-Abdellaoui. Não há suspensões em nenhum dos lados, embora vários jogadores estejam em risco, como Pablo Gavi e Jules Koundé.

Ouça o relato no site ou na app
Ouça o relato no site ou na appFlashscore

Flick e Giráldez falam

"Porque é que não jogamos às 18:30 (17:30 de Portugal)? Para mim é uma anedota. É algo que afeta o futebol espanhol, porque se tivermos sucesso, o resto beneficia, como acontece com a quinta equipa na Liga dos Campeões. Estou sem palavras, porque todas as federações ou ligas se preocupam com os clubes. Aqui não, eles não fazem ideia do que significa chegar tão tarde e deitar-se tão tarde, é inacreditável", disse Hansi Flick, que estava visivelmente zangado na sexta-feira.

Claudio Giráldez, por sua vez, falou muito bem do seu próximo adversário. "Se não forem a melhor equipa do mundo neste momento, estarão entre as duas ou três primeiras. Têm um mérito terrível no que estão a fazer este ano, porque estão na final da Taça, nas meias-finais da Liga dos Campeões depois de seis ou sete anos em que não chegaram lá e foram líderes durante praticamente toda a época na LaLiga", explicou aos meios de comunicação na quinta-feira.