LaLiga: Barcelona celebra o regresso a Camp Nou com uma goleada (4-0)

O Barcelona celebra um golo
O Barcelona celebra um goloLluis GENE / AFP

Jogo perfeito dos culés, que goleiam, encantam e vencem um Athletic irreconhecível.

Barcelona 4-0 Athletic

As notas dos jogadores
As notas dos jogadoresFlashscore

Celebração. Esta é a palavra que melhor descreve o sentimento do Barcelona. Para além de terminar o dia como líder provisório – à espera do que o Real Madrid faça no Martínez Valero no domingo –, os culés recuperaram vários lesionados – com Joan García a titular e Raphinha no banco – e realizaram uma grande exibição frente ao Athletic

A primeira parte do Barcelona foi muito completa: a equipa culé entrou a pressionar alto. Eric García atuou este sábado como médio defensivo. Fermín ficou responsável pela condução; Lamine, Lewandowski e Ferran tinham a missão de finalizar, tarefa cumprida por Lewandowski, capitão culé no regresso ao Camp Nou devido às ausências de Frenkie de Jong, Raphinha e Pedri, logo aos 4 minutos de jogo. 

Uma pressão alta provocou precisamente uma perda do Athletic. Lewandowski recebeu a bola e, com força, rematou para uma defesa incompleta de Unai Simón. Mais tarde, Ferran marcou um golo em fora de jogo, anulado pelo árbitro. O Athletic reagiu nos minutos finais e tentou chegar ao empate. Nico Williams, aos 40 minutos, teve a melhor oportunidade, com um remate que passou muito perto do poste lateral.

Antes do intervalo, Lamine Yamal fez um passe mágico de trivela para Ferran. Ferran atacou o espaço e finalizou um contra-ataque que caiu aos culés como uma luva. O 2-0 surgiu no marcador precisamente quando o Athletic mais pressionava.

Araújo entrou para o lugar de Balde, que apresentou problemas físicos no final da primeira parte.

O regresso dos balneários foi perfeito para o Barcelona. O Athletic não aprendeu com os erros e perdeu a bola na zona ofensiva. Condução, tabela entre Eric García, Ferran e Fermín e grande golo deste último para fazer o 3-0. 

No lance seguinte, Sancet perdeu a cabeça e fez uma entrada dura sobre Fermín. Inicialmente viu o cartão amarelo, mas depois acabou expulso com vermelho direto. 

A expulsão enfraqueceu ainda mais o Athletic. O Barcelona, por sua vez, continuava a procurar aumentar a vantagem numa tarde especial. Olmo e Ferran estiveram perto de marcar novamente, não fosse uma posição irregular e um erro na finalização. O Athletic estava completamente dominado na segunda parte. 

Com o jogo controlado, Flick mexeu na equipa. Lewandowski foi poupado. Dro entrou em campo. Eric García, muito aplaudido, saiu para o banco. Marc Bernal entrou no Camp Nou. Fermín também foi substituído por Marc Casadó.

Aos 79 minutos surgiu a única oportunidade do Athletic na segunda parte. Cabeceamento de Dani Vivian após um cruzamento. Grande intervenção de Joan García em cima da linha. Um minuto depois, Dani Olmo saiu para dar lugar a Raphinha, que regressava de lesão. O brasileiro não jogava desde setembro, quando o Barça venceu o Oviedo.

O 4-0 foi assinado por Ferran para o Barcelona, após mais uma assistência milimétrica de Lamine. O avançado aproveitou a qualidade do jovem da formação culé para fechar a goleada.

Os números da partida
Os números da partidaOpta by Stats Perform