LaLiga: Barcelona cimenta liderança com triunfo diante do Atlético de Madrid (3-1)

Pedri e Lewandowski celebram o 2-1 de Dani Olmo
Pedri e Lewandowski celebram o 2-1 de Dani OlmoJOSEP LAGO / AFP

Baena acelerou após receber um passe longo de Nahuel Molina e bateu Joan García para colocar o Atleti em vantagem. Raphinha igualou o marcador com assistência de Pedri. Lewandowski desperdiçou um penálti, ao rematar por cima, e Dani Olmo fez o segundo do Barça. Ferran, já nos descontos, marcou o golo que selou o resultado. Cardoso, Baena, o próprio Olmo e Pedri saíram lesionados.

Recorde as incidências da partida

Notas finais dos jogadores
Notas finais dos jogadoresFlashscore

O Barça recebeu o Atleti no terceiro jogo do Spotify Camp Nou, num encontro antecipado da 19.ª jornada da LaLiga, para que ambas as equipas possam disputar a Supertaça de Espanha na data prevista. E não era um duelo qualquer, pois estavam frente a frente dois dos principais candidatos ao título. Os culés chegavam como líderes e os colchoneros vinham de sete vitórias consecutivas entre LaLiga e Champions.

O jogo começou com um susto, já que Johnny Cardoso ressentiu-se do joelho esquerdo numa disputa. O norte-americano ainda voltou ao relvado, mas acabou por pedir a substituição ao minuto 13. Koke entrou para o seu lugar.

O Barça, com Pedri de regresso ao onze, deu o primeiro sinal de perigo por Raphinha, que disparou de pé esquerdo por cima da barra, fora da área.

Baena e a sua velocidade

O Atleti apostou no contra-ataque. Numa jogada desenhada ao milímetro, Álex Baena recebeu um passe brilhante de Nahuel Molina, acelerou e bateu Joan García. O golo foi inicialmente anulado por fora de jogo, mas o VAR acabou por validar o lance. O Atlético de Madrid marcou primeiro em todos os jogos do campeonato.

Pedri assiste e Raphinha empata

O Barça respondeu com um passe atrasado de Koundé que não encontrou ninguém para finalizar. Mas o empate não tardou. Pedri fez um passe vertical para Raphinha, que o brasileiro aproveitou após fintar Jan Oblak. 1-1 aos 26 minutos de jogo.

Baena procurou o segundo, novamente em contra-ataque. Aproveitou um erro de Cubarsí, mas Joan García saiu ao seu encontro. Os rojiblancos pediram mão do jogador de Sallent, mas o árbitro não considerou infração.

Lewandowski falhou penálti

O Barça reagiu com uma jogada de Dani Olmo, que foi derrubado na área por Barrios. No entanto, Lewandowski rematou incrivelmente por cima e o 1-1 manteve-se no marcador.

Os culés continuaram à procura do segundo golo e um cruzamento de Lamine Yamal foi cabeceado por Lewandowski. Quando parecia que o golo ia surgir, Oblak apareceu com uma defesa decisiva.

A segunda parte começou com Gallagher a entrar para o lugar de Nico González e com um ritmo mais baixo do que na primeira metade. Julián Álvarez tentou surpreender Joan García com um chapéu, mas sem sucesso. O Barça respondeu de imediato, com grande jogada de Lamine Yamal e remate cruzado de Raphinha que saiu ao lado.

Baena saiu lesionado

O Atleti perdeu mais um jogador por lesão. Baena teve de sair aos 61 minutos, dando lugar a Thiago Almada, e Sorloth entrou para o lugar de Giuliano.

Dani Olmo coloca Barça na frente... e lesiona-se no ombro

O Barça lançou-se ao ataque e, numa jogada entre Pedri, Dani Olmo e Lewandowski, o jogador de Tarrasa finalizou para o fundo das redes. O lado negativo foi que Olmo teve de sair, pois deslocou o ombro na jogada. Ferran Torres entrou para o seu lugar. Antes, Rashford tinha substituído Lewandowski.

Pedri também saiu com problemas físicos

Lamine Yamal, em contra-ataque, podia ter sentenciado o jogo, mas o seu remate saiu desviado. Pouco depois, Pedri saiu com queixas físicas. Raphinha também foi substituído, entrando Dro e Casadó para os seus lugares.

Thiago Almada teve uma excelente oportunidade após ganhar espaço e ultrapassar adversários, mas ficou sem ângulo e rematou para fora. O Atleti continuou a tentar, sem sucesso. Joan García ainda fez uma boa defesa num cruzamento de Hancko. Flick lançou Christensen para o lugar de Lamine Yamal.

Os comandados de Simeone atacaram até ao fim e Griezmann teve uma boa ocasião, mas não conseguiu finalizar de forma ortodoxa nos descontos. Rashford podia ter feito o terceiro em contra-ataque, mas Oblak desviou para canto.

Ferran fechou as contas

Quando o Atleti pressionava mais, Ferran concluiu um contra-ataque, assistido por Alejandro Balde, e fixou o 3-1 final no marcador. O Barça reforça a liderança e o Atleti vê terminar a sua série de sete vitórias consecutivas.

Estatísticas da partida
Estatísticas da partidaOpta by Stats Perform