A vitória contra o Getafe mostrou que o Barcelona aprendeu a viver sem Lamine Yamal. Os 'culés' somam duas vitórias em dois duelos ligueiros sem o '10', deixando para trás os dados de uma temporada 2024/25 em que foram incapazes de vencer sequer um dos duelos da LaLiga em que o jogador de Rocafonda não participou.
Recorde as incidências da partida
Com golos de um imperial Ferran Torres e outro golo de Dani Olmo, o Barcelona superou por 3-0 o Getafe para seguir a esteira do Real Madrid na LaLiga. Uma vitória contundente, confortável e convincente que chegou sem Lamine Yamal no relvado.
O '10' azulgrana, ainda a recuperar dos problemas físicos sofridos na última pausa internacional, assistiu das bancadas ao triunfo de uma equipa que, finalmente, parece ter aprendido a ganhar sem o jovem astro no torneio da regularidade.
Até ao momento, Lamine Yamal esteve ausente em dois duelos ligueiros, ambos em casa. O Barça conquistou os três pontos em ambos os confrontos (este contra o Getafe, na 5.ª jornada, e o duelo contra o Valência, na 4.ª jornada, que terminou com um brutal 6-0), algo que não tinha acontecido em toda a temporada anterior sem Lamine.
Na última Liga 2024-25, o Barça não só não conseguiu vencer nos jogos em que o '10' esteve ausente, como também perdeu a maioria deles. Lamine Yamal falhou três compromissos na Liga na época passada, com o quadro de Arístides Maillol a somar apenas um ponto em nove possíveis.
Não perca nada sobre Lamine Yamal com a nossa ferramenta de acompanhamento de jogadores.
Os três confrontos aconteceram durante uma primeira volta em que o Barça, após um início fulgurante, atravessou uma crise de registos entre novembro e dezembro. Na 13.ª jornada, Lamine Yamal não esteve no Anoeta na derrota por 1-0 da sua equipa frente à Real Sociedad. Também não jogou na 14.ª jornada, quando o Barça terminou empatado 2-2 no Balaídos, frente ao Celta.
Por fim, o astro também assistiu de fora à derrota na 18.ª jornada frente ao Atlético de Madrid, por 1-2. Desde esse dia, Lamine Yamal esteve presente no resto dos duelos ligueiros dos 'culés' até há duas semanas e agora, quase um ano depois, parece que os catalães já assimilaram o que é ganhar sem ele.
Os triunfos frente ao Getafe e Valencia, aos quais se junta como adicional o 1-2 em Newcastle na estreia na Champions, assim o demonstram. E é que o quadro de Hansi Flick é uma equipa sem maiúsculas, com 15-16 titulares que, em bloco, são agora capazes de suprir a ausência de (para muitos) um dos melhores jogadores do mundo que hoje, longe de casa, pode viver uma das suas grandes noites na cerimónia da Bola de Ouro.
Duelo sem Lamine na LaLiga com Hansi Flick como treinador
- 13.ª jornada (2024-25): Real Sociedad 1-0 Barcelona
- 14.ª jornada (2024-25): Celta 2-2 Barcelona
- 18.ª jornada (2024-25): Barcelona 1-2 Atlético
- 4.ª jornada (2025-26): Barcelona 6-0 Valencia
- 5.ª jornada (2025-26): Barcelona 3-0 Getafe