Recorde as incidências da partida
Até esta segunda-feira, o capitão do Barcelona tinha disputado 14 encontros da LaLiga e em nenhum deles o conjunto blaugrana tinha perdido. Contudo, a sua presença no onze inicial não teve o efeito desejado. E bem que tentou, esteve perto do golo em várias ocasiões, sobretudo com um remate ao poste e outro disparo de fora da área que passou a centímetros da barra.
A marca com Raphinha não foi a única que os blaugrana quebraram em casa do Girona. Somavam 29 jogos sem perder na competição espanhola sempre que se adiantavam no marcador. A última vez que marcaram primeiro e acabaram derrotados foi a 21 de dezembro de 2024, frente ao Atlético de Madrid. Os grandes especialistas em reviravoltas desde a chegada de Flick ao banco provaram, no dérbi catalão, do próprio veneno.

Mas há mais. O Barça também não perdia se os seus jogadores conseguiam rematar pelo menos 26 vezes, incluindo uma grande penalidade, num jogo da LaLiga. A última vez que tal aconteceu foi na longínqua época 2015/16, no Sánchez-Pizjuán, onde o Sevilha também venceu por 2-1.
São alguns dados que ajudam a explicar a derrota frente ao Girona. Um duelo em que também houve aspetos positivos, como a continuidade na demonstração do seu poderio ofensivo. Com o golo de Cubarsí atingiram o seu golo número 100 nesta temporada, contando todas as competições em que participaram.
E já são 44 jogos consecutivos a marcar na LaLiga. Ainda longe da sua melhor sequência, de 64, alcançada entre 4 de fevereiro de 2012 e 5 de outubro de 2013. Mas continuam a perseguir esse registo.
