Desde que Hansi Flick chegou ao banco do Barcelona, os blaugranas ganharam todos os jogos contra o Real Madrid.
As duas primeiras vitórias foram, de resto, convincentes. O Barça invadiu o Bernabéu no jogo da liga com uma vitória esmagadora por 4-0. Dois golos de Lewandowski, um de Lamine Yamal e outro de Raphinha selaram a vitória.
Os Culés também conquistaram a final da Supertaça de Espanha na Arábia com uma vitória clara por 2-5. Mbappé e Rodrygo marcaram para o Madrid e Lamine Yamal, Lewandowski de penalty, Raphinha duas vezes e Balde marcaram para o Barça.
O precedente mais recente é muito próximo.A final da Taça do Rei teve lugar a 25 de abril em La Cartuja, em Sevilha. O jogo foi muito disputado. Pedri deu a vantagem ao Barça, mas Mbappé e Tchouaméni deram a volta ao jogo. No entanto, Ferran Torres forçou o prolongamento e o golo de Koundé deu o título à equipa de Flick.

O Barça, portanto, quer aproximar-se de um marco histórico contra o Real Madrid. Só uma vez conseguiu vencer quatro ou mais Clássicos seguidos contra o eterno rival.
Pep Guardiola fê-lo em cinco ocasiões entre 2008 e 2010, todas elas na Liga. 2-0, 2-6, 1-0, 0-2 e 5-0, este último na estreia de Mourinho neste tipo de jogo.
O português interrompeu a série no início de 2011, com um empate 1-1 no Bernabéu na Liga e com a vitória branca na final da Taça em Mestalla.