LaLiga: Barcelona regressa a um lugar que Yamal mal conhece

O Barça homenageia Sergio Busquets e Jordi Alba no último jogo no Camp Nou
O Barça homenageia Sergio Busquets e Jordi Alba no último jogo no Camp NouADRIÀ PUIG / ANADOLU AGENCY / ANADOLU via AFP

Finalmente chegou o dia. Esta tarde, a partir das 15:15, o Barça recebe o Athletic no seu estádio de sempre. Fá-lo ainda com lotação limitada (45.401 espectadores), após receber da autarquia da Cidade Condal a licença da Fase 1B.

Siga o Barcelona - Athletic Bilbao com o Flashscore

O último jogo disputado pelo Barcelona no Camp Nou, antes das obras de renovação, teve lugar a 28 de maio de 2023. Nessa partida, os culés venceram o Mallorca por 3-0, com dois golos de Ansu Fati e um de Gavi, e celebraram o título de liga na despedida de Sergio Busquets e Jordi Alba.

Desde então, várias coisas mudaram no clube. Xavi Hernández já não é o treinador, cargo agora ocupado por Hansi Flick, e Lamine Yamal afirmou-se com grande impacto. O extremo de Rocafonda apenas jogou sete minutos no “velho” Camp Nou. Foi num Barça-Betis que os anfitriões venceram por 4-0. Entrou em campo com o número 41 nas costas e apenas 15 anos e 290 dias.

Neste período, em que os culés atuaram em Montjuïc, com exceção dos jogos desta época frente ao Valência e Getafe, que tiveram lugar no Johan Cruyff. Além disso, após uma época em branco (2023-2024), redimiram-se na temporada passada com um triplete: Liga, Taça do Rei e Supertaça de Espanha.

Depois da pausa para as seleções, o Barça regressa a casa, agora chamada Spotify Camp Nou, num encontro frente ao Athletic em que procura reduzir ainda mais a distância para o Real Madrid. Os culés ocupam a 2.ª posição com 28 pontos, a três dos merengues, depois de terem aproveitado em Vigo o deslize do líder em Vallecas, antes dos jogos de qualificação para o Mundial.

O Athletic, que não vence o Barça desde a temporada 23-24, nos quartos de final da Taça do Rei, chega ao Camp Nou determinado a confirmar as boas sensações deixadas em San Mamés com a vitória frente ao Oviedo.