LaLiga: Barcelona volta às vitórias e à liderança ao bater Levante de Luís Castro (3-0)

Yamal felicita Bernal
Yamal felicita BernalREUTERS/Albert Gea

O Barcelona impôs-se de forma clara ao Levante por 3-0 e termina a 25.ª jornada da LaLiga no topo da classificação, graças, em parte, à derrota do Real Madrid em Pamplona. João Cancelo foi titular e assistiu para o segundo golo, de Frenkie de Jong, aos 32 minutos, já depois de Marc Bernal ter dado o melhor início à partida, aos 04'. Perto do fim, Fermín López fechou o marcador com o melhor golo da partida, aos 81'.

Recorde aqui as incidências do encontro

Depois de duas derrotas consecutivas, por 4-0 frente ao Atlético de Madrid na Taça do Rei e por 2-1 diante do Girona, o campeão em título precisava de reagir perante os seus adeptos. O contexto era ideal pelo adversário, com um histórico muito negativo frente aos blaugrana, e pelo cenário. Dos últimos cinco jogos do Barça, apenas um, o 3-0 frente ao Maiorca, foi disputado no Camp Nou.

As notas do jogo
As notas do jogoFlashscore

Carlos Álvarez nem acreditou quando, aos 22 segundos, numa dessas oportunidades únicas, ficou frente a Joan García para marcar. De imediato, João Cancelo avançou pela ala esquerda e encontrou Jules Koundé, de lateral para lateral, animando o público logo desde cedo. E com apenas quatro minutos de jogo, Eric García assumiu o papel de extremo e fez um excelente cruzamento que Marc Bernal finalizou para anotar o primeiro do jogo. Um início promissor.

O segundo esteve perto de surgir numa dupla ocasião: má entrega de Alan Matturro a Mathew Ryan, remate de Raphinha Dias à figura e falha de Robert Lewandowski na recarga. O uruguaio, injustamente expulso em San Mamés, continua a dar motivos para receber críticas todas as semanas. Joan García, longe de estar tranquilo, evitou o golo de Jon Ander Olasagasti com uma defesa espetacular.

João Cancelo começou a aparecer, primeiro num cruzamento-remate que acertou no poste, mas depois afinou melhor a pontaria e fez uma assistência perfeita para Frenkie de Jong desmarcar-se na área e dar o melhor seguimento. O jovem Kareem Tunde ameaçou reduzir distâncias, sem sucesso, com um remate desviado da entrada da área.

Levante, mesmo com inúmeras alterações, continuava a ser arrastado pelo adversário: o desenrolar do jogo dependia do ritmo imposto pelos anfitriões, que por vezes aceleravam e aproximavam-se do golo. Dani Olmo foi um dos que tentou ampliar a vantagem e sentenciar um triunfo que, de qualquer forma, parecia garantido. Houve tempo para que o até agora lesionado Pedri, ovacionado pelos quase 45.000 adeptos presentes no templo blaugrana, voltasse a desfrutar do futebol após um mês no departamento médico.

O canário juntou-se à festa pouco depois da hora de jogo e Fermín, que entrou no relvado na mesma janela juntamente com Ferran, selou a vitória com um brilhante remate de pé esquerdo que bateu no poste e entrou na baliza (81'). Depois, já perto do tempo extra, duas defesas fantásticas de Ryan impediram o quarto golo.