LaLiga: Cazorla ameaça os recordes de Joaquín e Pepe Reina

Cazorla ao serviço do Oviedo
Cazorla ao serviço do OviedoFoto por CLIVE BRUNSKILL / GETTY IMAGES EUROPE / GETTY IMAGES VIA AFP

Se jogar frente ao Celta de Vigo, Santi Cazorla tornar-se-á o oitavo futebolista na história da LaLiga a disputar um jogo com 41 anos. Além disso, ambiciona ser o goleador mais veterano da Primeira Divisão.

A carreira de Santiago Cazorla está repleta de feitos notáveis, mas também de momentos de dor extrema. Aquela lesão no tendão de Aquiles não só colocou em risco a sua carreira, como quase o impediu de voltar a andar. No entanto, regressou como se nada fosse, protagonizou mais dois anos brilhantes no Villarreal, abrandou o ritmo no Catar e hoje oferece-nos um epílogo mágico no seu querido Oviedo. Um último capítulo em que deixará a sua marca nos livros de estatísticas do futebol espanhol.

Depois de cumprir um jogo de suspensão em Sevilha devido à expulsão frente ao Maiorca, Cazorla regressa este sábado para defrontar o Celta de Vigo. Vai coincidir com a estreia do seu novo treinador, o terceiro desta época, Guillermo Almada. Circulam rumores de que o uruguaio poderá não contar com o jogador de Lugo de Llanera, e essa é a grande dúvida. Mas, se participar, integrará um clube muito restrito do futebol espanhol.

Efectivamente, Santi Cazorla tornar-se-á o oitavo futebolista a disputar um jogo da LaLiga com 41 anos em toda a história da competição. O quarto jogador de campo. No passado dia 13 de dezembro, celebrou mais um passo no quarto andar, embora seja impossível bater o recorde de longevidade na LaLiga. Já afirmou que esta será a sua última época como profissional e que sonha deixar o Oviedo a salvo, por isso os 48 anos e 226 dias de Harry Lowe em 1935 ficam muito distantes.

Os números de Santi Cazorla
Os números de Santi CazorlaFlashscore

O capitão carbayón junta-se, além de Lowe, à lenda do Bétis Joaquín Sánchez (41 anos e 318 dias) e ao ex-jogador do Valência Amadeo Carboni, que fez os seus últimos minutos pelo Valência aos 41 anos e 40 dias. E ainda acrescentamos os guarda-redes Alberto Cifuentes (41 e 121), Ricardo López (41 e 153) e Diego López (41 e 213).

Perseverança é a palavra que melhor define Santi Cazorla, que pode pendurar as botas com mais um recorde: o de ser o goleador mais veterano da história da LaLiga. Apenas dois jogadores marcaram com 40 anos: Jorge Molina (40 anos e 15 dias) e Donato (40 e 138). Se voltar a marcar, o asturiano ultrapassará largamente o histórico jogador do Atlético de Madrid e do Deportivo. Seria o seu primeiro golo na Liga após cinco anos: o último foi a 13 de julho de 2020, no regresso após o confinamento, num Villarreal-Real Sociedad (1-2).