Siga o Espanhol - Barcelona no Flashscore
A equipa de Manolo González chega a esta partida depois de cinco vitórias consecutivas no campeonato, a sua melhor sequência de triunfos na principal divisão desde junho de 1999. Ocupa de forma confortável o quinto lugar da tabela, a 13 pontos do líder Barcelona, que soma oito vitórias seguidas e apenas uma derrota nos últimos 12 jogos em todas as competições.
Barça domina após derrota no El Clásico
A derrota do Barcelona por 2-1 no terreno do Real Madrid, no final de outubro, foi um duro golpe, mas a equipa de Hansi Flick conseguiu reagir à adversidade e regressou ao topo da tabela graças a uma série de oito vitórias consecutivas na LaLiga.
Com uma média de 2,8 golos marcados por jogo, o Barça apresenta o melhor ataque do campeonato e um dos mais eficazes da Europa nesta época. Um Ferrán Torres em grande plano já apontou 11 golos na Liga, enquanto Lamine Yamal soma 14 participações em golos, com sete golos e sete assistências em 14 jogos.
À entrada para o dérbi deste sábado, a equipa de Flick venceu seis dos nove jogos disputados fora de casa esta época. Na verdade, só o Real Madrid (21) conquistou mais pontos fora do que o FC Barcelona (19). No entanto, importa referir que as duas derrotas do Barça esta temporada aconteceram ambas fora de casa, frente ao Real Madrid e ao Sevilha.
Após a vitória por 2-0 no terreno do Villarreal, o Barça já foi coroado campeão de inverno da LaLiga pela 14.ª vez no século XXI, tendo conquistado este título não oficial em 10 das últimas 13 temporadas.

A extraordinária primeira metade de época do Espanhol
Por sua vez, tudo parece estar a correr de feição aos Periquitos, que venceram seis dos nove jogos realizados em casa até ao momento. Com mais quatro triunfos fora, o Espanhol viu apenas quatro equipas somarem mais vitórias do que a formação de González (10) nesta temporada.
O médio Pere Milla destacou-se com seis golos, o melhor registo da equipa, enquanto Carlos Romero é atualmente considerado um dos melhores laterais-esquerdos da Liga. Romero ocupa o quinto lugar na Liga tanto em desarmes ganhos (28) como em desarmes+interceções (64). Também contribuiu no último terço, com três golos e duas assistências em 16 jogos da Liga.
As duas estrelas do Espanhol inscreveram o seu nome na lista de marcadores quando os Periquitos deram a volta ao golo inaugural de Álex Berenguer para vencer o Athletic Bilbao em San Mamés, mesmo antes da pausa de inverno. Atualmente, o Espanhol apresenta a quarta melhor defesa da LaLiga, com 17 golos concedidos em igual número de jogos, tendo mantido a baliza inviolada em três dos últimos quatro encontros do campeonato.
Apenas Thibaut Courtois (oito) conseguiu mais jogos sem sofrer golos do que Marko Dmitrović (sete), que garantiu que a ausência de Joan García fosse colmatada. Na verdade, este jogo marcará a estreia de García frente à equipa onde deu os primeiros passos no futebol, antes de rumar ao FC Barcelona no último verão, após uma época de grande nível no Espanhol.
O registo frente a frente favorece o Barcelona, já que os Azulgranas não perderam nenhum dos últimos 16 jogos fora frente aos Periquitos para o campeonato. O Barça soma três vitórias consecutivas diante do Espanhol, incluindo um triunfo por 0-2 fora de portas, que permitiu à equipa de Flick garantir o título da Liga na época passada, no Estádio RCDE.
Resta saber se os anfitriões conseguirão vingar-se dos rivais da cidade ou se o Barcelona vai prolongar a sua série invicta na Liga, começando 2026 em grande estilo.
