Siga o Espanhol - Alavés com o Flashscore
Os problemas do Espanhol e do Alavés são distintos, mas ambos partilham um fator determinante: a dificuldade em marcar golos. Os pericos estão a realizar uma excelente época, mas apenas conquistaram um ponto nos últimos 12 possíveis. Já os babazorros chegam após vencerem o Betis, mas encontram-se apenas um ponto acima da zona de descida.
Em termos absolutos, os catalães, que ocupam o quinto lugar, são os que menos golos marcaram (25) entre os oito primeiros classificados. O seu adversário, por sua vez, só apresenta melhores números ofensivos do que três equipas (Oviedo, Getafe e Rayo Vallecano) de toda a LaLiga, com os seus 18 golos.
Além disso, estas duas equipas estão entre as cinco piores no que diz respeito à diferença entre golos marcados e golos esperados (xG). De acordo com os dados da BeSoccer Pro, o Espanhol deveria ter marcado mais 9,23 golos do que os que tem atualmente, enquanto o Alavés apresenta um défice de 7,03 golos. Este cálculo tem por base a quantidade e a clareza das oportunidades de golo criadas por cada equipa.
Diferença irregular
Os comandados de Manolo González, que ficaram em branco em dois dos seus quatro últimos jogos, apresentam uma diferença neutra no goal average geral. Não é comum ver um zero nesta estatística em equipas que ocupam os lugares cimeiros da tabela. O exemplo está nos quatro que estão acima (Barcelona +35, Real Madrid +28, Atlético de Madrid +21, Villarreal +16) ou Betis e Celta, sexto e sétimo com +7 e +6, respetivamente.
No caso do Alavés, a equipa melhorou recentemente o seu rendimento ofensivo, tendo marcado pelo menos um golo em três dos quatro jogos da Liga em janeiro. No entanto, só conseguiu marcar mais do que uma vez em quatro dos seus 21 encontros no campeonato e ficou em branco em oito jornadas.
Abaixo de Espanhol e Alavés, há outras três equipas nesta estatística de golos marcados em relação aos esperados. E não é por acaso que estão a ter uma época complicada. O pior registo pertence ao Rayo Vallecano (-14,03), que está apenas um ponto acima da zona de descida. Segue-se o Athletic Club que, com menos 12,62 golos, ocupa o 13.º lugar, tem três pontos de vantagem sobre a zona perigosa e somou apenas um empate nas últimas cinco jornadas. O pódio negativo completa-se com o Oviedo, último classificado da Primeira Divisão e terceiro pior, com -11,54 golos.
