A campanha 2025/26 da LaLiga começa esta sexta-feira, 15 de agosto, com uma jornada dupla protagonizada por Girona - Rayo Vallecano (18.00) e Villarreal - Real Oviedo (20:30).
Pela frente, 38 jornadas do melhor futebol do planeta, nas quais serão decididas questões como a despromoção, as vagas europeias e o sucessor do FC Barcelona no trono.
E, embora a temporada seja longa e só em maio de 2026 conheceremos o desfecho de cada uma das histórias, alguns especialistas já se debruçaram para prever em que posição terminará cada um dos 20 clubes da Primeira Divisão espanhola.
Concretamente, a Opta, plataforma especializada em estatísticas de todo o tipo, analisou em profundidade as percentagens de probabilidade de os concorrentes terminarem numa ou noutra posição da tabela, o que resultou em que o mais provável é que o Barcelona seja novamente campeão, com 46,5%, e que Levante, Elche e Oviedo regressem à Segunda Divisão.
Se estes prognósticos se confirmarem, os da Ciudad Condal garantiriam um bicampeonato que não acontece desde que eles próprios o conquistaram nas temporadas 2017/18 e 2018/19, sob o comando de Ernesto Valverde. O anterior bicampeonato de Ligas, que também teve cor azulgrana, remonta às temporadas 2014/15 e 2015/16, durante a passagem de Luis Enrique pelo banco da equipa de Camp Nou.
A parte de cima da classificação prevista pela Opta é muito semelhante à de 2024/25, com quatro das seis primeiras equipas terminando a temporada no mesmo lugar, à exceção de Villarreal e Athletic Bilbao, que trocariam a quarta e a quinta posição em detrimento dos Leones.
Muita diferença pelo campeonato
Além do exposto anteriormente, destaca-se a enorme diferença esperada na luta pelo título. Enquanto o Barcelona roça os 50% de hipóteses de vencer, o Real Madrid, equipa com mais títulos (36), tem apenas 32,1%.
O Atlético de Madrid (11,7%), que as previsões colocam como terceiro - como em três das quatro últimas temporadas -, apesar das numerosas contratações que fez no seu plantel ao longo do mercado de verão.
Por fim, na parte de baixo da tabela, Getafe (17.º), Espanhol (16.º), Sevilha (15.º) e Girona (14.º) voltarão a lutar até ao fim para permanecer no primeiro escalão. O Alavés, com projeção de terminar em 13.º, parece que terá um ano um pouco mais tranquilo.