Mais

LaLiga: Flick diz que o campeão Barcelona precisa de melhorar a defesa nesta nova época

Flick falou com os adeptos do Barcelona antes da nova época
Flick falou com os adeptos do Barcelona antes da nova épocaADRIA PUIG / ANADOLU / Anadolu via AFP

Embora o Barcelona tenha brilhado a caminho da conquista da La Liga na última temporada, marcando 102 golos, o treinador Hansi Flick admite que esta época a sua equipa precisa de melhorar a defesa.

Com o adolescente Lamine Yamal e Raphinha a brilhar no ataque, o gigante catalão provou ser uma força irresistível ao conquistar o triplete espanhol. No entanto, a linha defensiva de alta pressão do treinador alemão deixava por vezes o Barcelona sem espaço na defesa, mesmo que gerasse jogos partidos e emocionantes.

A derrota por 7-6 no resultado agregado com o Inter de Milão na meia-final da Liga dos Campeões foi um exemplo claro dos riscos inerentes ao esquema.

"Para mim, nem sempre é divertido, às vezes sofro muito. Estou muito contente com o que estamos a fazer (em geral) e, claro, o futebol é um jogo em que se cometem erros. Espero que possamos melhorar as coisas e cometer menos erros", admitiu Flick em maio, depois da vitória por 4-3 do Barça sobre o Real Madrid num El Clásico que o deixou muito perto do título. 

O treinador fez uma promessa antes da pausa de verão.

"Sei que temos que melhorar (defensivamente) e faremos isso na próxima temporada", prometeu Flick.

Antes mesmo de falar sobre a defesa, é preciso saber se o Barça conseguirá manter a mesma garra no ataque. Raphinha, de 28 anos, teve a melhor temporada da carreira, que dificilmente repetirá, enquanto o avançado Robert Lewandowski completa 37 anos em agosto. Yamal, que assumiu a camisola 10 assombrada por Lionel Messi, fez 18 anos em julho e é a maior esperança para os próximos meses e anos.

Poder de compra limitado

Enquanto o Real Madrid conseguiu gastar mais de 172 milhões de euros nos recém-chegados Trent Alexander-Arnold, Dean Huijsen, Álvaro Carreras e Franco Mastantuono, além de contratar Xabi Alonso como treinador, a má situação financeira do Barcelona significa que a atividade no mercado de transferências tem sido limitada.

Os catalães acreditam que os seus jovens, como Yamal, o defesa-central Pau Cubarsi, de 18 anos, e o médio Pedri, de apenas 22 anos apesar da sua experiência, continuarão a crescer e a melhorar.

O Barcelona contratou Marcus Rashford por empréstimo de uma temporada ao Manchester United para tentar relançar a carreira do inglês e aproveitar o seu enorme potencial, dando a Flick mais qualidade na rotação. Além disso, houve ainda uma importante contratação este verão, o guarda-redes do Espanhol, Joan Garcia.

Wojciech Szczesny cumpriu admiravelmente o seu papel depois de sair da reforma para substituir o veterano Marc-Andre ter Stegen, lesionado, na época passada, mas espera-se que assuma um papel de suplente atrás do recém-chegado. Garcia deve ser titular na estreia do Barça em Maiorca, no dia 16 de agosto.

Outra esperança para os campeões é que o retorno ao Camp Nou os fortaleça. O Estádio Olímpico de Montjuic foi um bom substituto nas duas últimas temporadas, mas não tem a atmosfera e a grandeza da casa tradicional. Os catalães pretendem regressar ao estádio para a quarta jornada, depois de os três primeiros fora de casa, contra o Valência, a 13 ou 14 de setembro.

No entanto, a data de regresso ao Camp Nou foi adiada várias vezes, inicialmente prevista para novembro de 2024, e poderá haver mais perturbações. De qualquer forma, se não houver uma catástrofe, o estádio deve receber o El Clásico com o Real Madrid que poderá ser decisivo pelo título, em maio de 2026.

Tendo em conta que a equipa de Flick começou a época passada atrás do favoritismo de Madrid, o facto de ser favorita desta vez não pode ser levado demasiado a sério. A chave poderá estar na capacidade de Flick para organizar a equipa de uma forma mais sólida sem perder a vantagem ofensiva.