De um modo geral, as estatísticas da LaLiga começam a revelar um quadro claro. Por um lado, os favoritos ao título estão a ganhar terreno a meio da tabela. No entanto, na edição 2024/25 da LaLiga, os adeptos do futebol espanhol terão de esperar um pouco mais para conhecer todos os cenários que a competição permite: nem o líder tem um rendimento que seja sinónimo de tranquilidade, nem as posições europeias estão definidas, nem todos os lugares de despromoção estão matematicamente resolvidos.
Até ao momento, apenas o Valladolid, no fundo da tabela, conhece o seu futuro.
O Valência, em particular, deu um passo gigantesco rumo à salvação. Os Ché superaram o Real Madrid com uma vitória por 2-1 no Santiago Bernabéu. A equipa de Carlos Corberán fez um dos seus melhores jogos da época. Os madrilenos foram travados por Mamardashvilli, que se vai juntar ao Liverpool no próximo verão.
Com a vitória no Santiago Bernabéu, o Valência subiu para o 14.º lugar com 34 pontos e está a um passo da salvação.
Outra equipa que se destacou na 30.ª jornada da LaLiga foi o Espanhol. Os catalães golearam o Rayo em Vallecas por 4-0. Leandro Cabrera (52'), Roberto Fernández (16'), Javi Puado (72') e Pere Milla (90') marcaram os golos da equipa catalã, que subiu ao 16º lugar com 32 pontos.
O Alavés derrotou o Girona por 1-0 em Montilivi. Os comandados de Eduardo Coudet conseguiram sair do fundo da tabela (17.º). O Alavés tem agora 30 pontos (dois a menos que o Lega, que empatou com o Osasuna) e continua em dificuldades. Leganés (18.º, com 20) e Las Palmas (19.º, com 26) esperam por um erro do Alavés para continuar sonhando com a manutenção.
