Mais

LaLiga: Girona lidera ranking de cartões vermelhos nas principais ligas europeias

Ivan Martin, do Girona, reage ao ser expulso em outubro
Ivan Martin, do Girona, reage ao ser expulso em outubroALEX CAPARROS / GETTY IMAGES EUROPE / GETTY IMAGES VIA AFP

O Girona acumulou mais cartões vermelhos do que qualquer outra equipa nas cinco principais Ligas europeias esta época, com cinco jogadores expulsos nos primeiros 10 jogos da LaLiga – uma média de um cartão vermelho a cada dois encontros.

Tem sido uma temporada complicada para o Girona, que ocupa o último lugar da LaLiga após uma série de maus resultados. Há duas épocas, foi uma das grandes surpresas da Europa, mas desde então tem tido dificuldades em repetir esse desempenho.

A equipa catalã desloca-se a Madrid para defrontar o Getafe na sexta-feira, um desafio exigente que promete pouco alívio. A disciplina tornou-se uma preocupação crescente para Michel, cujo conjunto lidera as principais Ligas europeias em cartões vermelhos nesta temporada.

As cinco expulsões do Girona incluem duas por acumulação de amarelos e três vermelhos diretos – um registo que os coloca à frente de oito outros clubes que partilham três expulsões cada: Athletic Bilbau, Maiorca e Real Oviedo (LaLiga); Chelsea (Premier League); Rennes, Estrasburgo e Auxerre (Ligue 1); e Mainz (Bundesliga).

O primeiro cartão vermelho da época 2025/26 surgiu logo na jornada inaugural, quando o guarda-redes Paulo Gazzaniga foi expulso frente ao Rayo Vallecano. Seguiram-se mais dois na derrota diante do Levante – Witsel viu dois amarelos e Vitor Reis recebeu vermelho direto. Os dois mais recentes aconteceram na vitória por 2-1 sobre o Valência, em que Ivan Martin e Frances foram ambos expulsos, deixando o Girona a terminar o encontro com apenas nove jogadores.

Girona está em último lugar na LaLiga neste momento
Girona está em último lugar na LaLiga neste momentoFlashscore

Hellas Verona liderou na época passada

O atual registo disciplinar do Girona contrasta fortemente com os números do ano passado, quando o Hellas Verona terminou no topo da tabela com 10 cartões vermelhos, o dobro do total atual do Girona, apesar dos espanhóis terem disputado menos de um terço da temporada até ao momento.

O registo do Verona incluiu seis expulsões por duplo amarelo e quatro vermelhos diretos, mais dois do que Sevilha e Lens, que tiveram oito expulsões cada (três por duplo amarelo e cinco vermelhos diretos).

Real Madrid é o maior beneficiado

No extremo oposto, o Real Madrid tem sido o maior beneficiado esta época, com cinco adversários expulsos nos seus jogos – três por acumulação de amarelos e dois vermelhos diretos. O próximo adversário, Valência, segue de perto com quatro expulsões de rivais nesta temporada.

Na época passada, a Lazio viu o maior número de adversários expulsos nas principais Ligas europeias, com 14 cartões vermelhos mostrados aos rivais (nove por duplo amarelo e cinco vermelhos diretos) – bem à frente do Lille e do Werder Bremen, que beneficiaram de oito expulsões cada.

Acompanhe estas e outras notícias e análises no BeSoccer!