LaLiga: Girona vence em casa do Espanhol com bis de Vanat (0-2)

Vanat converte o penalti perante Dmitrovic
Vanat converte o penalti perante DmitrovicÁLEX CAPARRÓS / GETTY IMAGES EUROPE / GETTY IMAGES VIA AFP

O Girona confirma o seu excelente momento de forma em 2026 ao somar nove pontos em nove possíveis e afastar-se da zona perigosa da classificação. O Espanhol, por outro lado, conquistou apenas um ponto nos últimos nove e já somam duas derrotas seguidas em casa.

Recorde as incidências da partida

As notas individuais dos onzes iniciais
As notas individuais dos onzes iniciaisFlashscore

A 20.ª jornada abriu com um dérbi catalão entre o Espanhol, equipa revelação da temporada e que ocupa por mérito próprio o quinto lugar, e um Girona que luta pela permanência.

Os comandados de Míchel tiveram a primeira oportunidade com um passe de Álex Moreno para Vanat. O ucraniano rematou perante a baliza local, mas Dmitrovic apareceu para evitar o primeiro do Girona.

Os visitantes passaram a controlar o jogo e a tê-lo onde pretendiam, apesar de haver poucas ocasiões em ambas as áreas. Até que Bryan Gil surgiu para cruzar para a área, com Tsygankov a cabecear por cima da trave.

Dmitrovic voltou a intervir para impedir o primeiro dos visitantes, após uma excelente jogada de Thomas Lemar. O Espanhol estava irreconhecível depois da grande época que vinha a realizar e foi superado pela equipa de Míchel durante toda a primeira parte.

As principais estatísticas da partida
As principais estatísticas da partidaOpta by Stats Perform

O golo acabaria por surgir já nos descontos da primeira parte. Hugo Rincón caiu num duelo físico com El Hilali e o árbitro assinalou penálti. Vanat assumiu a marcação, mas Dmitrovic defendeu. No entanto, o sérvio não tinha nenhum pé sobre a linha no momento do remate do ucraniano. Vanat voltou a rematar e, desta vez, não falhou. 0-1 ao intervalo.

Na segunda parte, o Espanhol procurou o empate e retirou a posse de bola ao adversário. Chegou mesmo a pedir um penálti não assinalado por uma queda de Roberto Fernández. Dmitrovic voltou a salvar os pericos com uma excelente defesa após um remate de Bryan Gil.

Leandro Cabrera destacou-se no jogo aéreo e teve duas oportunidades de cabeça, que não resultaram em golo. Uma saiu por cima da trave, noutra a bola saiu desviada. O Espanhol, depois de ter sido superado na primeira parte, reagiu após o intervalo, mas não foi suficiente, pois não esteve eficaz na finalização.

A sentença do Girona chegou em contra-ataque, com uma grande arrancada de Asprilla, que foi derrubado dentro da área por Rubén Sánchez. Vanat assumiu a marcação do penálti e assinou o seu bis a partir dos onze metros.