Mais

LaLiga: Hat-trick de Lewandowski relança temporada do Barcelona

Lewandowski marcou de penálti
Lewandowski marcou de penáltiAFP

Com a LaLiga interrompida pela pausa internacional de novembro, a luta pelo título está mais renhida do que nunca e o Real Madrid lidera o Barcelona por apenas três pontos.

Os líderes da LaLiga ficaram-se por um empate 0-0 fora frente ao Rayo Vallecano na tarde de domingo, antes de o Barça garantir uma vitória por 4-2 fora frente ao Celta na noite de domingo, com esta combinação de resultados a colocar os Blancos com 31 pontos e os Los Azulgranas com 28 pontos. A diferença entre os dois gigantes espanhóis é mínima.

Para o jogo em Vigo, o treinador do Barça, Hansi Flick, fez uma alteração significativa no onze inicial. Deixou Ferran Torres no banco, apesar do bom momento do jogador, e deu a Robert Lewandowski a primeira titularidade desde que recuperou de uma lesão muscular na coxa esquerda. O avançado polaco tinha entrado como suplente frente ao Elche e ao Club Brugge, mas agora voltava ao onze e tinha a oportunidade de mostrar o seu valor.

E Lewandowski não desperdiçou a oportunidade. Converteu uma grande penalidade aos 10 minutos, antes de finalizar dois cruzamentos de Marcus Rashford, um com o pé direito e outro com um cabeceamento perfeito após um canto. Apesar de já ter completado 37 anos esta temporada, o número 9 continua a demonstrar uma eficácia notável na finalização.

Na verdade, tornou-se o quarto jogador mais velho a marcar um hat-trick na LaLiga, apenas atrás de Jorge Molina, Joaquín e Alfredo Di Stéfano. Lewandowski soma agora 107 golos pelo FC Barcelona em 159 jogos, sendo o 14.º melhor marcador da história do clube, ultrapassando os 105 golos de Neymar com o hat-trick de domingo à noite.

Para o experiente avançado, o mais importante neste jogo foi a vitória, já que oBarcelona tem tido dificuldades em Vigo ao longo dos anos. “Este foi um dos jogos mais loucos da época, especialmente na primeira parte, em que marcámos três golos mas concedemos dois,” afirmou no final. “Mas, no fim, estamos muito felizes porque vencemos este jogo difícil. Sabíamos que, se ganhássemos, ficaríamos com menos pontos de diferença para o Real Madrid. Temos consciência de que há aspetos a melhorar, mas hoje conseguimos tudo o que queríamos.”.

Os números de Lewandowski
Os números de LewandowskiFlashscore

Uma luta pelo título muito equilibrada, com grandes jogos pela frente

Com apenas três pontos a separar os dois primeiros, e com o Villarreal e o Atlético de Madrid à espreita logo atrás, as próximas semanas prometem ser emocionantes quando a LaLiga regressar após a pausa internacional de novembro. O próximo jogo do Barcelona será em casa frente ao Athletic Club, um adversário sempre complicado, enquanto o Real Madrid terá uma deslocação difícil ao Elche.

Importa lembrar que haverá também uma jornada a meio da semana no início de dezembro, quando as quatro equipas da Supertaça de Espanha disputam antecipadamente os jogos da 19.ª jornada. Isso significa Barcelona frente Atlético Madrid a 2 de dezembro e Athletic Bilbao com Real Madrid a 3 de dezembro, datas que podem ser decisivas na luta pelo título.

Com Lewandowski recuperado e a voltar a marcar, e com outros jogadores como Marcus Rashford e Lamine Yamal em excelente forma, o FC Barcelona parece ter ainda muito para dizer na corrida pelo título de 2025/26.