Dado o seu rendimento mais do que notável, ninguém diria que era a terceira opção na corrida para reforçar o ataque do conjunto blaugrana. Luis Díaz era um sonho impossível e Nico Williams, que também não se apresentava viável por razões económicas, deu um ponto final ao atual campeão da LaLiga e acabou por renovar com o Athletic Bilbao.
Nos testes de escolha múltipla, dizem, a opção 'c' costuma ser a correta em caso de dúvida. Essa máxima, que não tem base científica, cumpriu-se no caso do futebolista inglês. Nunca saberemos como teriam rendido o colombiano ou o espanhol no Barça, mas é difícil melhorar a relação qualidade-preço que está a oferecer o jogador cedido pelo Manchester United.
Hierático e frio, quase como uma esfinge, Rashford tem vindo a ganhar importância a partir dos problemas físicos dos extremos titulares. Para além destas lesões inoportunas, a verdade é que estava destinado a participar em praticamente todos os encontros porque o calendário é muito exigente e as cinco substituições convidam a isso.

Desde que se estreou, a 27 de julho, no amigável frente ao Vissel Kobe, o internacional inglês tem sido protagonista em todos os compromissos da sua equipa. Começou a época como revulsivo e agora, dadas as circunstâncias, conquistou um lugar no onze titular. Conseguirá manter-se lá quando a enfermaria estiver vazia?
O líder do Barça no capítulo dos golos
A realidade é que está a fazer méritos suficientes para consolidar o seu lugar na equipa: é o jogador com mais influência no capítulo dos golos - seja como marcador ou como último assistente. Três dos golos do conjunto culé foram marcados por Marcus, que também somou cinco assistências. No total, oito golos têm o seu selo.
Nenhum dos futebolistas do Barcelona pode gabar-se de ter números tão bons na presente campanha, embora o ex-Aston Villa tenha acumulado mais minutos (621) do que Raphinha (475), Robert Lewandowski (435), Dani Olmo (572) ou Lamine Yamal (393). Ferran Torres, por outro lado, supera-o (649).
O segundo mais determinante em frente à baliza adversária é Ferran (5G e 1A), enquanto o terceiro lugar do pódio é partilhado por Lamine (2G e 3A) e Raphinha (3G e 2A). Além disso, há que mencionar também Lewandowski (4G), Fermín (2G), Pedri (1G e 1A), Koundé (1G e 1A), Eric (1G), Ronald Araujo (1G), Gavi (1A), Casadó (1A) e Bernal (1A).