Abril é o mês que, em geral, decide o rumo das diferentes competições europeias. A LaLiga não é exceção. É abril, é primavera, e ainda não se vê um líder com uma vantagem confortável. O Barça mantém-se no primeiro lugar da competição, mas o Real Madrid, com os seus problemas de jogo e irregularidade, continua a estar no seu encalço.
A incerteza ronda uma equipa do Real Madrid que vai dar tudo por tudo tanto em Mendizorroza, onde deverá rodar alguns jogadores antes da segunda mão da Liga dos Campeões, como no Santiago Bernabéu, na quarta-feira, 16 de abril.

"Um capaz de recuperar as sensações. Isso deve ser positivo. É óbvio que toda a gente está a pensar no jogo de quarta-feira, mas quarta-feira é, sem dúvida, o jogo de amanhã. Ainda estamos na luta pelo campeonato, por isso é necessário jogar bem e ganhar", disse Ancelotti antes do jogo.
O Alavés, por sua vez, chega a Mendizorroza com um sentimento positivo: na última jornada da LaLiga, os vitorianos derrotaram o Girona em Montilivi com um golo de Carlos Vicente. Essa vitória permitiu-lhes subir à 17.ª posição e depender de si próprios para continuarem a sonhar com a manutenção.
"O Real Madrid é o Real Madrid, independentemente do adversário e da sua forma. Não vai ser mais fácil ganhar-lhes porque vêm de duas derrotas seguidas, seria uma falta de respeito pensar assim. Eles têm jogadores com muita hierarquia e um grande treinador", disse o argentino.