Mais

LaLiga: Os laços estreitos entre o Alavés e o Real Madrid

Joselu, frente a Alaba num jogo com o Real Madrid
Joselu, frente a Alaba num jogo com o Real MadridÓSCAR DEL POZO / AFP
Vitória fica a apenas 366 quilómetros de Madrid. O que muita gente não sabe é que a relação entre a equipa mais representativa da capital alavesa e o clube branco é muito mais intensa do que parece.

Ao longo da história, dezenas de futebolistas vestiram as camisolas de ambas as equipas. Desde os lendários Ciriaco, Quincoces ou Olivares até aos tempos mais recentes.

O jogador mais emblemático que vestiu as camisolas do Alavés e do Real Madrid é, sem dúvida, Jorge Valdano. O campeão do mundo com a Argentina no México 1986, atual comentador e também antigo treinador do Real Madrid, vestiu a camisola albiazul entre 1975 e 1979. O Alavés foi o seu primeiro clube em Espanha, vindo do Newells Old Boys.

Passou depois cinco anos no Saragoça, antes de terminar a carreira no Real Madrid. Entre as temporadas de 1984/85 e 1986/87, teve tempo para conquistar dois títulos da Liga, uma Taça da Liga e duas Taças UEFA.

Marcos Llorente

Nos tempos mais recentes foram muitos os jogadores. Desde Canabal, Torres Mestre, Iván Campo ou o atual presidente da AFE, David Aganzo, até uma referência do atual Atlético de Madrid como Marcos Llorente.

Com ADN madridista, filho de Paco Llorente e neto de Ramón Grosso, bem como sobrinho de Julio Llorente e sobrinho-neto de Paco Gento, foi formado no Castilla e teve presença esporádica na primeira equipa do Real Madrid. Na época 2016-2017 esteve emprestado ao Alavés, onde chegou à final da Taça do Rei.

Depois vieram Théo Hernández, atualmente no AC Milan e também com passado no Atlético; Enzo Zidane e Fernando Pacheco, o atual guarda-redes do Espanyol que passou sete épocas no Vitória.

Também Medrán, Antonio Blanco, que ainda está na equipa principal do Alavés ou Rafa Marín, atualmente no Nápoles.

Joselu

Mas, sem dúvida, a grande referência dos últimos tempos é Joselu. O herói da meia-final da Liga dos Campeões da época passada frente ao Bayern, e campeão europeu com Espanha, atualmente no Al Gharafa do Qatar, esteve no Alavés entre 2019 e 2022. Marcou uns notáveis 36 golos em 113 jogos.