Real Sociedad 1-2 Real Madrid

O Real Madrid avisou o Anoeta antes do minuto 5 de jogo com um golo de Arda Güler que foi anulado por fora de jogo de Mbappé. No entanto, o aviso não fez a Real Sociedad despertar, que aos 12', após um erro grave de Goti, sofreu o 0-1. Mbappé recebeu o presente do médio realista de braços abertos e, após uma arrancada imparável, finalizou com perfeição diante de Remiro para se colocar no topo da tabela de goleadores da LaLiga com quatro golos.
Com o internacional francês à frente, os visitantes dominaram com mão de ferro o primeiro tempo, colocando em prática o plano de Xabi Alonso melhor do que nunca. Mas um novo episódio da fixação de Gil Manzano com os da capital espanhola deixou um vermelho direto para Dean Huijsen mais do que discutível aos 32 minutos.
O árbitro extremenho considerou que o jovem central era o último defensor (Militão estava atrás) ao travar um contra-ataque txuri-urdin com falta e não hesitou em expulsá-lo. O VAR, por se tratar de uma questão de apreciação, não entrou para avaliar a ação.
Apesar do revés, o líder do campeonato manteve a superioridade e encontrou o 0-2 antes do intervalo nos pés de outro dos protagonistas do início, Arda Güler. Mas a maior parte do mérito voltou a ser do 10 merengue, assistente de luxo após uma jogada sublime pela linha de fundo, em que se livrou da marcação ao mais puro estilo Benzema.
A Real Sociedad, impactada pela contundência madridista, apertou o botão de reinício no balneário e entrou muito mais determinada na segunda parte, empenhada em aproveitar a vantagem numérica concedida pelo árbitro.
Assim, os anfitriões cercaram a área de Thibaut Courtois, que começou a fazer milagres como de costume. Ainda assim, os blanquiazules aproximaram-se com o 1-2 de penalti de Oyarzabal, ocasionado por uma mão claríssima de Carvajal.
Por momentos, o regresso a casa de Xabi Alonso estava a complicar-se, depois de um início que não fazia prever tanto sofrimento nos minutos finais. Ainda assim, os blancos conseguiram resistir e certificar o 12 de 12 em pontos. Por sua vez, os bascos continuam sem vencer e fixam o seu saldo em dois empates e duas derrotas, muito perto dos lugares de despromoção.
