Mais

LaLiga: Tchouaméni assume papel-chave no Real Madrid

Aurélien Tchouaméni em ação
Aurélien Tchouaméni em açãoJose Breton / NurPhoto / NurPhoto via AFP

O médio francês voltou a ser um dos melhores jogadores da equipa no Carlos Tartiere e é um dos homens-chave de Xabi Alonso.

Os dias em que Aurélien Tchouaméni (25) foi vaiado no Santiago Bernabéu parecem distantes, mas é algo que aconteceu na época passada. No entanto, o francês aproveitou a pressão para melhorar e terminou a temporada com uma boa sensação numa campanha monótona para o Real Madrid.

Agora, com a chegada de um novo treinador, o internacional francês está a encontrar a sua melhor forma e a substituir as críticas por elogios. A última exibição foi no domingo, frente ao Oviedo, onde, para além de ter provocado o 0-1 com um roubo de bola, mostrou que vai ser muito importante no esquema dos Merengues.

Numa equipa merengue que quer jogar muito subida no terreno e que coloca os seus centrais perto da zona dos três quartos do território adversário, a presença do "14" é fundamental para evitar que o perigo passe do centro do terreno. É a primeira barreira e, graças ao seu físico, varre tudo o que se aproxima da sua área.

Os números de Tchouaméni
Os números de TchouaméniOpta by Stats Perform

Tchouaméni é responsável por facilitar a transição, contendo o ataque rival após uma derrota. E fá-lo na perfeição, como demonstra o seu registo contra os Carbayones. Venceu nove dos 11 duelos defensivos e, graças à sua capacidade de antecipação, acumulou cinco interceções.

E a contribuição do francês não se limitou à contenção, pois ele também foi útil na organização do jogo, acertando 93% (70/75) dos passes que tentou, incluindo 91% (30/33) no terço final do campo.

Um passo em frente

No relvado asturiano já se notava a mudança de mentalidade, mas ele também actua como um líder fora de campo, como ficou patente nas suas declarações ao RMTV após o jogo: "O mais importante era tentar recuperar a bola o mais rapidamente possível e criar oportunidades, como fizemos hoje. Três golos. Nem tudo é perfeito, mas vamos continuar a trabalhar e temos a certeza de que vamos fazer uma boa época", afirmou.

"Temos de jogar a um nível elevado para ganhar títulos. Vamos continuar a trabalhar e espero que ganhemos muitos títulos este ano", disse um Tchouaméni que, se mantiver este nível, vai dar muito que falar ao longo da época.