Mais

LaLiga: Um Clássico para confirmar o título do Barça ou deitar tudo a perder

No jogo da primeira volta, o Barça de Pau Cubarsí venceu o Real Madrid de Vinicius Jr.
No jogo da primeira volta, o Barça de Pau Cubarsí venceu o Real Madrid de Vinicius Jr.Alberto Gardin / NurPhoto via AFP
Suspense máximo em Montjuïc, este domingo (15:15): se o Barça vencer o quarto Clássico da época, estará no caminho certo para o título, mas se o Real Madrid vencer na Catalunha, como na época passada, a diferença entre os dois rivais será de apenas um ponto.

Foi épico, elegante e trágico. O Barcelona caiu no Giuseppe Meazza após o prolongamento, o que não apenas acabou com o apuramento do Inter para a final da Liga dos Campeões, mas também com um dos maiores confrontos de duplas já vistos.

Os blaugrana estão muito desiludidos, mas não têm tempo para refletir: o Clássico aproxima-se este domingo, com tudo em jogo. Se vencerem, o título da LaLiga está praticamente assegurado. Em caso de derrota, o Real Madrid fica a apenas um ponto de distância, com uma lista de jogos muito mais acessível nas últimas três jornadas.

Apesar do epílogo em Milão, o Barça fez uma grande campanha europeia, a melhor desde há muito tempo, apesar de algumas sequências defensivas duvidosas na segunda mão dos quartos de final contra o Borussia Dortmund e depois contra os ultra-realistas nerazzurri, que marcaram 70% dos seus remates à baliza. Será que o peso da desilusão será demasiado grande em Montjuïc, ou será um fator de motivação?

A classificação das duas equipas
A classificação das duas equipasFlashscore

Nos três primeiros Clásicos da temporada, o Barça venceu em três ocasiões, marcando uma média de quatro golos. Enquanto Robert Lewandowski está em fase de recuperação, assim como Alejandro Balde e Marc Casadó, e Jules Koundé já está fora, o estado do plantel merengue é bem menos animador. Antonio Rüdiger, David Alaba, Eduardo Camavinga e Ferland Mendy não voltarão a jogar esta época. Carlo Ancelotti poderia, portanto, propor uma formação 4-4-2 composta para cobrir o campo e lidar com os contra-ataques. A tática arriscada do Barça deverá agradar ao Real Madrid mas, dos 4 golos marcados em 3 encontros, apenas um foi em jogo (o golo de Kylian Mbappé na final da Supertaça de Espanha).

Dadas as circunstâncias, este quarto encontro deverá ser rico em golos. Enquanto se esperava que a armada madridista brilhasse no ataque, com a sua contagem a ficar "apenas" nos 69, o Barça está agora a apenas nove golos da marca dos 100. Mas um Clássico continua especial, suspenso no tempo. O Real Madrid quer vingar-se, sobretudo depois da final da Taça do Rei, e, ao contrário dos seus rivais, só a vitória conta e não há cálculos a fazer. Além disso, uma quarta derrota consecutiva seria muito má, e o clube terá de se inspirar na reviravolta da época passada em Montjuïc, com dois golos de Jude Bellingham na segunda parte. No espaço de 90 minutos, a Casa Blanca pode passar de uma época fracassada para a possibilidade de manter o título e derrotar os rivais mesmo antes da linha final.

Siga o Barcelona - Real Madrid no Flashscore