Siga o Valência - Villarreal com o Flashscore
Quase um ano depois, este sábado, 25 de outubro, disputa-se no Mestalla o dérbi regional entre Valência e Villarreal.
Com esse motivo, haverá uma sentida homenagem às vítimas da DANA. O Valência usará o terceiro equipamento, que ostenta as cores da bandeira da região. Além disso, 22 crianças das escolas do Sporting Algemesí, Atlético Sedaví, Aldaya e Catarroja, municípios afectados por esta tragédia, entrarão em campo com o mesmo equipamento.
Será guardado um minuto de silêncio e será homenageado o Batalhão de Intervenção de Emergências II da UME, que mobilizou mais de 8.500 militares para a zona.
No plano estritamente desportivo, o Valência chega à 14.ª posição após quatro jornadas sem vencer (empate com o Espanhol, derrotas frente ao Oviedo e Girona e empate frente ao Alavés) e procura consolidar-se na zona média da tabela.
O Villarreal, por sua vez, onde Marcelino e Parejo regressam mais uma vez à sua antiga casa de Mestalla, é terceiro com 17 pontos. No entanto, os últimos jogos deixaram um sabor amargo. A derrota frente ao Madrid, o empate cedido in extremis contra o Betis e o 0-2 sofrido na Champions frente ao Manchester City na última terça-feira.
Os castellonenses, no entanto, recuperaram efectivos e já contam com Ayoze e Gerard Moreno na frente, juntamente com Solomon e Tani para lutar por um lugar com Mikautadze e Pépé.
Precedentes
A verdade é que, apesar de o Valência ser historicamente o senhor e dono da Comunidade Valenciana, nos últimos anos o Villarreal tem ocupado esse lugar, vencendo uma Liga Europa (em 2020/21) e chegando às meias-finais da Champions na época 2021/22.
No entanto, os últimos precedentes não são desfavoráveis aos valencianistas, que com Marcelino como treinador eliminaram o Submarino nos quartos de final da Liga Europa 2018/19.
Na época passada, dois empates (1-1) tanto em Valência como em Villarreal. E há dois anos, 3-1 no Mestalla, com golo de Yaremchuk e bis de Pepelu, marcando Gerard Moreno para os amarelos. Em La Cerámica, vitória local por 1-0.
O Submarino não vence fora o Valência desde a época 2017/18, quando um golo solitário de Bacca, a passe de Fornals, deu o triunfo ao Villarreal. Desde então, cinco vitórias chés e dois empates.
