Osasuna 2-2 Villarreal

A tarde de sábado foi palco de um grande duelo entre Osasuna e Villarreal, um empate daqueles que vão ficar na memória das duas equipas durante muito tempo. Quatro golos. Oportunidades, futebol direto. Poucas paragens. Isto é futebol. Isto é LaLiga, uma competição com menos recursos do que outras europeias como a Premier (que arrecada valores astronómicos em direitos desportivos), mas com uma mística e qualidade técnica quase idênticas.
A primeira parte do encontro resume-se numa palavra: intensidade. O jogo teve, desde o apito inicial, ocasiões e golos. Gerard Moreno inaugurou o marcador logo no início do duelo. O avançado do submarino amarelo converteu um penálti assinalado após falta de Javi Galán sobre Pépé (17’).
A resposta do Osasuna não se fez esperar. Os vermelhos restabeleceram a igualdade com um golo de Víctor Muñoz três minutos depois do tento de Gerard Moreno. Víctor venceu um duelo aéreo à defesa do Villarreal e finalizou uma bola parada cobrada por Rubén García.
O jogo estava a ser decidido pelo jogo aéreo e Budimir, especialista nesse capítulo, fez o 2-1 para o Osasuna nos descontos da primeira parte com mais um cabeceamento certeiro.
A segunda parte manteve o ritmo elevado. Budimir quase aproveitou outra oportunidade aos 47 minutos. O Osasuna controlou os primeiros 15 minutos. Depois, foi a vez do Villarreal assumir as despesas. Aos 68 minutos, Mikautadze esteve perto de finalizar um bom passe recuperado pela defesa vermelha.
O encontro entrou numa fase mais equilibrada. Nem Osasuna nem Villarreal conseguiam criar perigo até que, num novo lance, Gerard Moreno fixou o 2-2 aos 70 minutos. O avançado não marcou à primeira, mas aproveitou a recarga, superando Rubén García no duelo individual.
Já perto do fim, ambas as equipas tentaram chegar ao golo da vitória, mas nenhuma conseguiu desfazer o 2-2 que, apesar do espetáculo, acaba por saber a pouco para os protagonistas. O Villarreal vinha de um desaire na Champions. O Osasuna procurava subir na tabela da LaLiga. O empate, no fundo, sabe a pouco para ambos.

