A vitória do Real Madrid frente ao Valência (4-0) reforça o comando da equipa merengue na LaLiga e apoia-se na linha ascendente que já confirmou com a vitória no Clássico. Xabi Alonso conseguiu essa consistência necessária na sua equipa para poder liderar a competição doméstica, algo de que o conjunto espanhol tinha sofrido nos últimos anos. É a segunda vez em todo o século que o Real Madrid alcança os 30 pontos após os 11 primeiros jogos da LaLiga.
Esses 30 pontos que o rei da Europa tem agora na classificação igualam os que conseguiu somar na época passada o Barça de Hansi Flick também na primeira temporada, quando o técnico alemão acertou desde o primeiro momento para impor um ritmo que, a longo prazo, foi inatingível para o clube merengue. 10 vitórias e uma derrota em ambos os casos, embora a equipa azulgrana tenha conseguido marcar mais 10 golos (37) do que os 27 que soma até agora o Real Madrid. Sofreram os mesmos 10.
Mbappé tem sido a chave
O Real Madrid tem-se apoiado no fator diferencial de um Kylian Mbappé inspiradíssimo neste início de LaLiga. O francês conseguiu marcar 13 golos nos 11 jogos, registos muito semelhantes aos que deixou Robert Lewandowski com o Barça 2024/25 nesta mesma altura da época passada, quando o polaco tinha 14.
A regularidade que Xabi Alonso conseguiu na sua primeira LaLiga ao comando do Real Madrid também tem o seu peso na história. Neste século, o conjunto branco só tinha alcançado a trintena de pontos após as primeiras 11 jornadas numa ocasião: em 2022/23, sob o comando de Carlo Ancelotti, num campeonato que ficou para o Barça com 88 pontos, 10 acima do conjunto branco (78).
Nem sequer na era de Cristiano Ronaldo o Real Madrid tinha conseguido começar tão bem ao ponto de chegar a essas 30 unidades que consolidam a equipa de Xabi logo ao arrancar o mês de novembro.
