Mais

Lamine Yamal inicia a sua história no Camp Nou

Lamine Yamal em ação pelo Barcelona
Lamine Yamal em ação pelo BarcelonaURBANANDSPORT / NURPHOTO / NURPHOTO VIA AFP

A reabertura do Camp Nou traz uma história peculiar para Lamine Yamal. O 10 só disputou um jogo no recinto blaugrana. Desde então, a sua vida e o seu estatuto no clube mudaram radicalmente.

Acompanhe as incidências da partida

Tinha ainda rosto de criança, o cabelo um pouco mais comprido e sem madeixas, e muitos milhões a menos de seguidores no Instagram - e também no banco. Não tinha conquistado qualquer título com a equipa principal, nem era campeão europeu por Espanha. Na última vez que Lamine Yamal jogou no Camp Nou, ainda era um diamante por lapidar.

No regresso, os adeptos culés vão poder desfrutar de um dos melhores do mundo, que será o grande destaque nesse duelo frente ao Athletic, marcando a reabertura após as obras.

Foi a 29 de abril de 2023 que Lamine Yamal pisou pela primeira e última vez o relvado do Camp Nou. Com Xavi no comando e naquele que foi o seu primeiro jogo pela equipa principal, no 4-0 frente ao Betis, com apenas 15 anos teve aquele contacto inicial inesquecível. Um jovem franzino, algo reservado, mas já com lampejos de qualidade. Mais de dois anos depois, mudou tanto quanto o próprio Camp Nou.

As principais estatísticas da partida
As principais estatísticas da partidaFlashscore

O seu físico é agora outro: muito mais desenvolvido, forte na parte superior do corpo e mais difícil de travar. Imprevisível com a bola nos pés e decisivo nos metros finais. Essa transformação vê-se claramente nas costas. Do número 41 ao 10, que na altura pertencia a Ansu Fati. Por ironia do destino, há poucos dias foi Leo Messi, o grande símbolo desse número no Barça neste século, quem visitou o Spotify Camp Nou. Agora, o 10 pertence a Lamine Yamal. De diamante a estrela.

A vida mudou-lhe em todos os sentidos: é o grande centro das atenções da equipa blaugrana, o seu contrato multiplicou-se neste último verão, as marcas publicitárias fazem fila por ele e, além disso, esteve perto de conquistar o último Ballon d'Or. Quem diria ao jovem de apenas 15 anos que ficou maravilhado com o seu primeiro dia no Camp Nou em 2023.

Desde então, acrescentou à sua coleção um Europeu, uma Taça do Rei, uma Supertaça de Espanha e duas Ligas. Para lá desse segundo lugar no Ballon d'Or, que acabou por ser de Ousmane Dembélé. O Camp Nou teve um primeiro contacto com um miúdo e, na reabertura, já terá uma estrela.

Uma frase nas redes dedicada ao Camp Nou

O próprio Lamine Yamal referiu-se a essa mudança que o Barça vai fazer e ao que representa para si. A foto de perfil do futebolista no Instagram deixa uma frase que o comprova: "Vêm aí noites especiais".

Foi a sua introdução antes de deixar outra ainda mais significativa: "Montjuïc foi o início, no Camp Nou será escrita a história".

Leia este e outros artigos em BeSoccer aqui.