As eleições para a presidência do FC Barcelona vão realizar-se no próximo dia 15 de março, sendo que a convocatória oficial, tal como Joan Laporta confirmou na tarde desta terça-feira, será feita na próxima segunda-feira, 9 de fevereiro.
"Convocaremos no dia 9, será publicada a convocatória das eleições e, então, conforme estabelecem os estatutos, parte dos membros da Direção terá de se demitir para se apresentar às eleições. E isto será feito numa reunião que vamos realizar já esta segunda-feira, também dia 9", anunciou o atual presidente culé nos meios de comunicação do clube da Cidade Condal.
Laporta, que é o claro favorito à reeleição, tendo em conta os progressos alcançados no plano desportivo durante o seu mandato, manifestou a sua vontade de que seja um processo eleitoral transparente, em que cada candidato possa apresentar as suas ideias "com normalidade e cordialidade, como deve existir entre culés".
"O processo eleitoral faz parte da normalidade democrática, do funcionamento interdemocrático de um clube que pertence aos seus sócios e sócias, como é o Barça", acrescentou o dirigente catalão.
"Desejo uma elevada participação e, nesse sentido, que aqueles que permanecerem no clube, decisão que tomaremos na reunião, garantam o bom funcionamento do processo eleitoral. Veremos que o dia da votação será uma verdadeira festa do barcelonismo", concluiu.
Em princípio, Rafael Yuste, atual vice-presidente primeiro, continuará na Direção e assumirá funções de presidente interino até 30 de junho. Se nada se alterar, também permanecerão os dirigentes Josep Cubells, Ferran Olivé, Miquel Camps, Àngel Ruidalbàs e Xavier Barbany.
Prazos e requisitos para a candidatura
Depois de constituída a comissão eleitoral e publicado o censo, inicia-se a fase de recolha de assinaturas. Para apresentar uma candidatura, será necessário reunir 2.321 assinaturas válidas. Cada pré-candidato solicitará o número de boletins que considerar necessário e a recolha de apoios decorrerá entre 21 de fevereiro e 2 de março.
As assinaturas deverão ser entregues a 3 de março, para que a comissão eleitoral possa proceder à sua verificação. Nos dias 4 e 5 de março serão anunciados oficialmente os candidatos que ultrapassarem esta fase. A partir de 6 de março começa a campanha eleitoral propriamente dita, com especial destaque para os debates e apresentação de propostas. Esta etapa prolonga-se por sete dias úteis (excluindo os domingos) e termina a 13 de março. Após o dia de reflexão, as votações para eleger o novo presidente terão lugar a 15 de março.
