Mais

Lesão grave de Isco coloca Ceballos de novo no centro das atenções do Betis

Isco tenta travar Ceballos
Isco tenta travar CeballosFoto por JOSÉ BRETÓN / NurPhoto / NurPhoto via AFP

O mercado de transferências está aberto e o Real Betis pode mudar a sua estratégia depois de saber que Isco vai estar na enfermaria durante cerca de três meses. Mais uma vez, o nome de Dani Ceballos volta a estar no centro das atenções.

Não é segredo que o grande amor desportivo de Ceballos é no Betis, onde se desenvolveu como jogador antes de se juntar ao Real Madrid, que decidiu emprestá-lo ao Arsenal por duas temporadas. Não importa a camisola que vestiu: a realidade é que deixou claro, e repetidamente, que gostaria de voltar ao que considera a sua casa, ainda mais cedo do que muitos teriam previsto quando fez as malas em 2017.

Em julho passado, Ceballos voltou a falar da possibilidade de regressar ao Benito Villamarín e disse mesmo que espera manter "a porta aberta", sem data de expiração. A lista de acenos à sua antiga equipa, independentemente do facto de ter contrato (até 30 de junho de 2027) com o Real Madrid, é bastante extensa.

A verdade é que, no mundo do futebol, os sentimentos convivem com os milhões, uma relação por vezes incompatível. Tudo o que é assinado por escrito tem de ser cumprido e a vontade de uma das partes não é suficiente para mudar o destino. Resumindo: o clube do Bernabéu tem os direitos sobre o médio e, apesar de os futebolistas terem hoje mais poder do que no passado, a última palavra caberá a Florentino Pérez e à sua direção.

Do Mundial de Clubes à lesão de Isco

Pelo menos para já, Xabi Alonso mostrou que não tem o médio entre os indiscutíveis: deu mais protagonismo a Luka Modric, que já contava os dias para partir para o AC Milan, durante o Mundial de Clubes. O internacional espanhol ficou de fora do primeiro e do último jogo, tendo-se contentado com um minuto contra a Juventus.

Outro fator importante é a recente "fratura não deslocada no terço médio do perónio esquerdo" que Isco sofreu, obrigando-o a parar - em princípio - até meados de novembro. O mágico caiu em desgraça no seu regresso ao local onde se afirmou como profissional, La Rosaleda, e será submetido a um tratamento conservador.

Ceballos, contratação complexa

Angel Haro, presidente do Betis, falou abertamente sobre a opção de trazer de volta o "filho pródigo". E colocou uma condição: não pagar uma grande quantia pelos seus serviços. Desta forma, e tendo em conta que o Real Madrid não vai, obviamente, ceder um jogador que está atualmente avaliado em 9,8 milhões de euros, pelo Flashscore, a opção de venda só seria viável se o valor exigido não fosse demasiado elevado.

O historial do jogador
O historial do jogadorFlashscore

A outra alternativa seria um empréstimo, simples ou com opção de compra no final da época. Naturalmente, exigiria menos esforço financeiro por parte dos andaluzes, embora, dados os problemas com os registos e a elevada massa salarial de Dani, a hipotética operação de empréstimo também teria algumas letras pequenas. Em todo o caso, e salvo uma política particularmente austera, o Rei da Europa ver-se-ia obrigado a ir ao mercado se esta baixa se verificasse.