O Athletic Club de Bilbao confirmou a "lesão muscular ligeira-moderada no bíceps femoral da perna esquerda", pelo que o jogador ficará de fora do jogo contra o Maiorca, correspondente à oitava jornada da LaLiga.
A situação não melhorou para o Athletic, que está há sete jogos consecutivos sem vencer, incluindo um amigável contra o Club Atlético Osasuna, e ainda não marcou qualquer golo na Liga dos Campeões. O objetivo de, pelo menos, chegar aos oitavos de final começa a parecer um pouco mais distante, embora ainda haja margem para melhorias, e os 10 pontos no campeonato não são convincentes para um clube que aspira a jogar na Europa durante muitas épocas consecutivas.
A pior notícia das últimas horas tem a ver com o médio navarro, que não participou na sessão de grupo de quinta-feira e está excluído do jogo contra os insulares no sábado. Dada a pausa da seleção nacional, é possível que o camisola 8 não falhe mais do que um jogo, pelo que poderá estar presente no jogo em Elche. Ainda esta semana, o internacional espanhol teve de se contentar em ser um mero espetador contra o Borussia Dortmund.
Oihan está longe de ser o jogador decisivo de outrora, versão que o levou à Roja. Desde o início da temporada 2025/26, marcou apenas um golo: contra o Rayo Vallecano, na segunda jornada do campeonato nacional. Será que vai chegar perto dos números da época passada? Não parece fácil, uma vez que marcou 17 golos e fez três assistências entre a LaLiga e a Liga Europa.
Ernesto Valverde tem mais cinco jogadores lesionados: Mikel Vesga, Beñat Prados, Unai Egiluz e Álex Berenguer (este último continua em dúvida e espera ser incluído na equipa contra o Maiorca). Nico Williams, que não compete há quase um mês, acabou por desaparecer deste grupo e é chamado a voltar a ter minutos, precisamente no momento em que o Athletic mais precisa dele.