Mais

Novo acionista maioritário do Espanhol quer fortalecer bases desportivas e institucionais

Alan Pace, na segunda fila, ao centro da imagem
Alan Pace, na segunda fila, ao centro da imagemÁlex Caparrós / GETTY IMAGES EUROPE / Getty Images via AFP

Já é oficial: o Espanhol tem um novo maior acionista, com a chegada do grupo investidor Velocity Sports Partners (VSP), pertencente à ALK Capital, liderada por Alan Pace, que, por sua vez, é presidente do Burnley

Fica para trás a era chinesa de Chen Yansheng e do grupo Rastar, que teve os seus altos e baixos, mas que continuará a colaborar no processo de transição, como destacou o próprio clube barcelonês e como fez na extensa auditoria realizada para viabilizar a chegada do novo acionista.

Alan Pace não é um desconhecido no mundo do futebol: o seu grupo empresarial já detém o Burnley, que milita na Premier League inglesa.

“Não é uma questão de propriedade, mas de gestão. O Burnley continuará a ser o Burnley. O Espanyol continuará a ser o Espanyol. Cada clube manterá a sua própria identidade, liderança, independência e tomada de decisões. Cada clube será dirigido pela sua própria equipa e para os seus próprios adeptos e adeptas”, assegurou Alan Pace.

E é precisamente essa ligação com o público local, com o seu entorno, que o novo maior acionista pretende continuar a fomentar e a fortalecer.

“O nosso papel não é substituir o legado, mas sim construir sobre ele, com cuidado, clareza e propósito.”

Um dos motivos para investir no Espanhol foi precisamente “a sua história, a sua leal massa adepta e a sua profunda ligação à comunidade local - fatores que se alinham com a filosofia de gestão responsável da VSP”.

Em que vai a VSP investir no Espanhol

Segundo o comunicado oficial da aquisição da maioria acionista, “o objetivo será fortalecer as bases desportivas e institucionais do clube, de forma a alcançar o sucesso a longo prazo”. Para isso, a nova direção investirá “em academias e infraestruturas de nível internacional”, com o propósito de “atingir o sucesso futebolístico a longo prazo, dentro e fora do campo, e fomentar uma relação aberta e transparente com os adeptos”.

Pace assegura que chega com honestidade e transparência a um clube histórico como o periquito.

“Estamos aqui para trabalhar, de forma honesta, cuidadosa e aberta, para respeitar o passado, apoiar o presente e forjar um futuro digno do orgulho e da tradição de ambos os clubes. É assim que o futebol evolui: com a sua gente, para a sua gente e sempre com um jogo limpo e bonito.”