A sua ausência frente ao Sevilha será a quinta desta época 2025/26 após os primeiros 10 jogos do Barcelona. Nos 60 do conjunto culé na anterior 2024/2025 foram esses mesmos cinco.
Num momento conflituoso e polémico devido à sua convocatória para a seleção espanhola e ao posterior boletim médico do Barcelona que confirmava que não estará frente ao Sevilha, Lamine Yamal atravessa o início de época mais complicado que teve desde que chegou ao futebol profissional. As suas últimas dores no púbis não lhe permitiram ter continuidade e já o afastaram de demasiados encontros pelo Barça. Pelo menos se compararmos com o que estava habituado na época passada. Serão, pelo menos, cinco ausências pelo Barça. As mesmas que em toda a época passada.
O camisola 10 começou a época com normalidade. Com um papel ainda mais protagonista, com esse novo dorsal tão especial nas costas. Foi titular e jogou todos os minutos nas três primeiras jornadas frente a Maiorca, Levante e Rayo Vallecano.
Depois, chegou a primeira pausa de seleções com essa controversa titularidade do extremo frente à Turquia, depois de jogar o encontro completo frente à Bulgária, de que tanto se falou depois e pela qual Hansi Flick culpou a equipa técnica da seleção espanhola.

Situação atípica
No regresso, esses problemas físicos impediram-no de jogar os quatro encontros seguintes pelo conjunto azulgrana. Foi baixa frente a Valência, Newcastle, Getafe e Real Oviedo e reapareceu na segunda parte frente à Real Sociedad com pouco mais de meia hora de jogo. Preparou o terreno para estar pronto frente ao Paris SG na Liga dos Campeões. Frente aos franceses completou o encontro, mas, tal como comunicou o Barcelona esta sexta-feira, Lamine voltou a sentir dores no púbis após o jogo frente ao PSG.

Para além dessa saída da lista da Roja, não poderá jogar no Sánchez-Pizjuán frente ao Sevilha este domingo. Assim, chegará ao quinto encontro desta época sem poder jogar. Cinco dos 10 que o Barcelona irá disputar. Ou seja, terá falhado 50% dos encontros. Na passada 2024/25, também foram cinco em que esteve ausente, mas em 60 encontros (8,33%).
Esse Lamine de 2024/25 só falhou encontros frente à Real Sociedad, Celta de Vigo, Brest, Atlético de Madrid e Barbastro. Dois dos três por decisão técnica de Hansi Flick. Na presente época, todas as suas ausências foram por lesão.