RDT tinha atingido o auge da sua carreira quando realizou o sonho de se estrear pela seleção principal de Espanha. Era novembro de 2021 e continuava a marcar golos na equipa do Periquito. Nesse dia, formou um tridente ofensivo na equipa espanhola de Luis Enrique, com Morata e Pablo Sarabia.
Poucos meses depois, com divergências com a direção do Espanhol e revolta declarada, decidiu sair e iniciar uma segunda passagem pelo Vallecas, onde marcou 38 golos em 66 jogos. Saiu em setembro de 2022 e teve de esperar até janeiro para poder voltar a jogar, mas desde então nada correu como esperava. Para piorar a situação, a falta de golos e de oportunidades nesta época foi agravada por essa "doença comum" que o afastou de tudo e de todos durante vários meses.

Antes do seu afastamento temporário, só disputou um jogo da Taça, contra um rival de escalão inferior, marcando dois golos. Depois, a escuridão instalou-se.
Em meados de fevereiro, regressou aos treinos e agora, a 4 de abril, voltou a sentir-se um futebolista. Pouco mais de um quarto de hora num jogo que já estava resolvido, mas no qual pôde voltar a sentir sensações que espera recuperar até ao final da época, para tentar contribuir para que o Rayo possa jogar na Europa na próxima temporada.