Mais

O verão dos divórcios de guarda-redes de renome que foram renegados pelos clubes

Donnarumma não tem lugar no PSG
Donnarumma não tem lugar no PSGWilliam Volcov / BRAZIL PHOTO PRESS / Brazil Photo Press via AFP
Foi um verão atípico para os guarda-redes de renome internacional, que até há pouco tempo eram as estrelas das suas equipas, e que agora viram não só as titularidades ameaçadas, mas até a sua continuidade nos clubes onde parecem ser um obstáculo.

Ter Stegen (33)

Foi o que aconteceu com Ter Stegen no Barça. Capitão do clube, o guarda-redes alemão tem sido prejudicado pela sua lesão nas costas. Na época passada, foi substituído por Szczesny, que acabara de se reformar. Mas, este ano, o Barça deu um passo em frente e contratou Joan Garcia por muitos anos.

Assim, o alemão passou a ser um excedente. E como o clube estava a pressioná-lo para sair, vingou-se ao não assinar o relatório que permitia ao Barça libertá-lo temporariamente e registar o substituto. Depois, corrigiu a sua posição quando foi aberto um processo e assinada a paz com o clube. Mas a relação está muito desgastada e, em janeiro, será novamente instado a sair.

Donnarumma (26 anos)

O caso do italiano também é curioso. Depois de muitas dúvidas, nomeadamente sobre o seu jogo de pés, Gigio realizou talvez a melhor época da sua longa carreira, que culminou com a conquista da Liga dos Campeões e a final do Mundial de Clubes. E justamente quando parecia estar no auge da maturidade, o PSG deu-lhe um pontapé no traseiro.

Luis Enrique apostou em Chevalier e, quando o treinador mete algo na cabeça, morre com as chuteiras calçadas. Por isso, Donnarumma, que não foi convocado para a final da Supertaça Europeia, sabe que tem de aceitar uma das ofertas que tem ou passará o ano do Campeonato do Mundo afastado dos relvados.

Estatísticas de Donnarumma
Estatísticas de DonnarummaFlashscore

Onana (29)

O Manchester United fez uma remodelação que não pode ficar completa enquanto não encontrar um guarda-redes permanente em quem possa confiar. Onana, que o clube contratou quando não conseguiu renovar com De Gea, perdeu esse estatuto.

O camaronês regressou de lesão mesmo a tempo da estreia no campeonato, mas Amorim decidiu não só não lhe dar a titularidade como também deixá-lo fora do plantel, numa mensagem clara de que não é o "seu" guarda-redes.

Ederson (31)

Tem sido o guarda-redes titular da histórica equipa do Manchester City de Guardiola. Mas o brasileiro tem vindo a baixar gradualmente o seu desempenho e já não tem o apoio do treinador como antes. Por isso, o clube flerta com o já citado Donnarumma , enquanto negocia com o Galatasaray para se livrar do brasileiro.

Os Cityzens gastaram 32 milhões de euros para fazer regressar o seu produto da academia James Trafford, de 22 anos, contratado ao Burnley.

Dibu Martinez (32)

O argentino campeão do mundo, que parecia estar de saída antes do verão, viu todas as opções possíveis serem perdidas. Tanto que agora pode ter que ficar no Villa Park. E isto apesar do facto de a direção do Aston Villa o querer ver afastado devido ao seu elevado salário e porque algumas atitudes e gestos não os convencem.

Não esteve na estreia da Premier League porque estava suspenso, mas vamos ver o que Unai Emery faz com Emiliano na próxima jornada, visto que ninguém contava que ainda estivesse disponível nesta fase do mercado de transferências. E que Bizot mostrasse um grande nível.