Mais

Oficial: Barcelona confirma a contratação de Joan Garcia

Joan García é agora jogador do Barça
Joan García é agora jogador do BarçaJOSE BRETÓN / NurPhoto / NurPhoto via AFP
O Barcelona confirmou esta terça-feira, 17 de junho, a contratação do tão esperado guarda-redes Joan Garcia, de 24 anos, após o pagamento da sua cláusula de rescisão (26,3 milhões de euros). Era um segredo aberto, mesmo não oficial, há alguns dias.

O gigante catalão tem agora um dos guarda-redes mais cobiçados do mercado, proveniente do Real Club Deportivo Espanhol, apesar do interesse de alguns clubes importantes da Premier League. A decisão foi tomada pelo próprio jogador, já que a única forma de deixar o clube era pagando a referida quantia. Dito e feito.

Os sinais de carinho do jogador para com a sua antiga equipa não o impediram de rumar ao eterno rival, o Barcelona, onde se espera que venha a desempenhar um papel de destaque. A ideia do clube agora é se desfazer de Iñaki Peña e Marc-André ter Stegen, capitão e indiscutível nas últimas temporadas quando esteve em forma, para manter o polaco Wojciech Szczęsny como suplente.

Joan foi o grande nome na sua posição ao longo da época 2024/25 na LaLiga, uma vez que tem sido um jogador fundamental na tentativa do Espanhol de se manter. De facto, foi o líder em termos de defesas - um total de 146, uma diferença de 14 unidades em relação ao seu adversário mais próximo. O seu bom trabalho, no entanto, ainda não foi suficiente para lhe valer uma convocatória de Luis de la Fuente.

O já citado García disputou todos os 38 jogos desta temporada, não dando qualquer hipótese a Fernando Pacheco, com uma média de 6,8 pontos, segundo o Flashscore. No total, o guarda-redes catalão manteve oito jogos sem sofrer golos, ou seja, cerca de 20 por cento do total.