Após o "sim" da UEFA, e apesar de todas as vozes contrárias, mas com muitas outras a favor, Javier Tebas conseguiu o que queria: haverá um jogo com três pontos em disputa e com dois rivais que disputam a Liga dos Campeões.
"Com este jogo, estamos a dar um passo histórico que projeta a LaLiga e o futebol espanhol numa nova dimensão. Compreendemos e respeitamos as preocupações que esta decisão pode gerar, mas é importante contextualizá-la: trata-se de apenas um dos 380 jogos que compõem a época", afirmou Javier Tebas.
"A LaLiga representa milhões de adeptos em todo o mundo, incluindo muitos que seguem as suas equipas com paixão e merecem também a oportunidade de as ver ao vivo pelo menos uma vez. Este jogo visa precisamente aproximar o nosso futebol desses adeptos globais sem comprometer o compromisso com aqueles que em cada jornada o apreciam nos estádios de Espanha", sustentou.
Villarreal e Barcelona satisfeitos
Os presidentes de ambos os clubes são favoráveis a atravessar o Atlântico para jogar e dar visibilidade aos respetivos clubes. Uma oportunidade de negócio que Fernando Roig, presidente do Submarino Amarelo, não quis desperdiçar. "Para o Villarreal CF é uma oportunidade histórica para continuar a crescer e ter visibilidade num país tão importante como os Estados Unidos. Com esta iniciativa, poderemos chegar a adeptos de outras partes do mundo e continuar a expandir a marca do clube e da LaLiga. Sabemos que este jogo fora de casa vai afetar os nossos sócios e por isso vamos tomar medidas importantes para os compensar. Confiamos que será uma grande experiência".
Joan Laporta manifestou-se no mesmo sentido. "Estamos desejosos de poder voltar a encontrar todos os nossos adeptos nos Estados Unidos e agradecemos à LaLiga a oportunidade de nos aproximarmos de um dos principais mercados estratégicos para o clube. Visitamos o país há muitos anos e sempre sentimos a paixão que desperta o Barcelona. Como clube global, com milhões de adeptos em todo o mundo, esta oportunidade reforça o nosso compromisso com os adeptos internacionais, especialmente num mercado-chave como os EUA. Um jogo oficial numa cidade como Miami, com uma grande comunidade culé, será sem dúvida um grande espetáculo com duas equipas a competir ao mais alto nível".
Embora possa parecer o contrário, no comunicado da LaLiga, a entidade patronal garante que "a decisão é o resultado de anos de diálogo e coordenação com todas as partes envolvidas e responde ao pedido dos clubes participantes, apoiado pela LaLiga".
Compensações para os sócios do Villarreal e do Barcelona
O jogo será transmitido em direto pelos operadores oficiais, mas com conteúdos adicionais. Além disso, para reduzir o prejuízo para os sócios, como Roig já prometeu na altura, os sócios do Villarreal poderão viajar gratuitamente para o jogo. E aqueles que optarem por não se deslocar a Miami poderão beneficiar de um desconto de 30% no preço do seu lugar de época, como parte das medidas destinadas a compensar o seu apoio e fidelidade.
De acordo com a LaLiga, "durante as semanas que antecedem o jogo, serão organizados eventos de ativação nos Estados Unidos para que os adeptos possam conhecer e desfrutar de todo o ecossistema da LaLiga para além do próprio jogo".
O Hard Rock Stadium, em Miami, palco habitual de grandes eventos desportivos e culturais, acolherá este jogo histórico com capacidade para mais de 65.000 espectadores. Os interessados podem registar-se para aceder à pré-venda em LALIGAMIAMI.COM. A pré-venda terá lugar a 21 de outubro; os bilhetes serão postos à venda a 22 de outubro.