Onde jogavam os jogadores do atual Barça quando se disputou o último jogo no Camp Nou

Ferran Torres, um dos que já sabe o que é jogar no Camp Nou com a camisola do Barça
Ferran Torres, um dos que já sabe o que é jogar no Camp Nou com a camisola do BarçaFC Barcelona

O Barcelona regressa este sábado ao seu estádio. Terão passado 909 dias desde a mudança forçada para Montjuïc, que permitiu o início das obras de renovação do Camp Nou. Desde então, houve muitas alterações no plantel, pelo que vários jogadores poderão somar os seus primeiros minutos no templo blaugrana.

Siga as incidências do encontro

12 futebolistas do atual plantel já sabem o que é jogar nesse coliseu culé. Serão eles a explicar aos estreantes o que significa vestir a camisola do Barça e defendê-la num palco que, quando estiver totalmente renovado, poderá acolher 105.000 adeptos. Para já, ficará por menos de metade, 45.401. Mas é um primeiro passo e já não há volta atrás.

Esses experientes são Ter Stegen – que continua afastado por lesão –, Koundé, Araújo, Eric García, Christensen, Balde, Gavi, De Jong, Pedri, Raphinha, Ferran e Lewandowski.

Os restantes, ou tentavam conquistar um lugar na formação, ou representavam outros clubes.

Pau Cubarsí, Lamine Yamal, Marc Bernal, Marc Casadó e Fermín fazem parte das jovens promessas que já estavam no clube, mas ainda não sabem o que é jogar pela equipa principal no Camp Nou. Naquele 28 de maio de 2023, os dois primeiros estavam com a seleção espanhola sub-17, enquanto Bernal jogava ainda na formação e Casadó, o mais velho, atuava na equipa B. Fermín encontrava-se então emprestado ao Linares, que disputava a Primeira RFEF.

Os restantes ainda não imaginavam que o seu futuro os levaria a estrear o estádio renovado em 2025. Gerard Martín jogava no Cornellà, Joan García no Espanhol, Szczesny na Juventus, Dani Olmo no RB Leipzig, Rashford no Manchester United e Roony Bardghji no Copenhaga.