O conjunto azulgrana anunciou esta sexta-feira a saída do médio, embora a verdade seja que o acordo entre ambas as partes tinha sido selado "dentro dos prazos de mercado", segundo informou o próprio clube no mesmo comunicado em que quis agradecer "o seu profissionalismo, compromisso e dedicação".
Romeu, que fez carreira em Inglaterra ao serviço do Southampton, regressou ao Barcelona depois do seu bom desempenho no Girona durante a temporada 2022/23. Enquanto a sua antiga equipa protagonizava uma campanha histórica, o médio catalão teve um papel algo secundário como culé, apesar das suas 37 participações.
Oriol teve de sair de La Masia há já bastante tempo, na temporada 2010/11, data em que rumou a outro gigante do futebol europeu: o Chelsea. Em Stamford Bridge, teve um papel quase residual, motivo pelo qual jogou tanto no Valência como no Estugarda através de empréstimos.
Romeu livre pela primeira vez
Na mesma linha do resto da equipa do Girona, o seu desempenho durante esta segunda etapa foi um pouco inferior. Ainda assim, o experiente médio pôde disputar a Liga dos Campeões – seis jogos nesse torneio –, um feito inédito para um clube que cresceu a passos largos no City Football Group.

O jogador de Ulldecona é agora livre e, dado o seu currículo, pode ser uma alternativa mais do que interessante para clubes que não tenham feito os deveres de casa na janela de verão ou tenham sofrido alguma lesão de última hora nessa posição. O facto de a sua contratação não exigir uma transferência leva a crer que Oriol Romeu poderá escolher entre mais de uma oferta.