Os deveres do Real Madrid para o ano de 2026

Mbappé terminou 2025 com 59 golos
Mbappé terminou 2025 com 59 golosJUAN MANUEL SERRANO ARCE / GETTY IMAGES EUROPE / GETTY IMAGES VIA AFP

Os merengues terminaram 2025 com três vitórias consecutivas, mas a sensação geral está longe de ser a de uma equipa em boa dinâmica.

Acompanhe o Real Madrid no Flashscore

Real Madrid tem vários desafios em aberto para o início de 2026 e precisa de os resolver enquanto equipa, caso contrário a época pode tornar-se demasiado longa. No Flashscore, deixamos algumas chaves ou tarefas que os merengues fariam bem em enfrentar se querem recuperar o nível do arranque da temporada.

Reduzir a tensão

O primeiro e mais importante é que os merengues apaguem certos incêndios internos que em nada os beneficiam. O mais evidente é a divisão entre Vinicius e Xabi Alonso. Se ambos conseguirem pôr o orgulho de lado e pensar no bem comum, os resultados acabarão por surgir naturalmente.

O brasileiro precisa de se sentir importante e protegido, algo que o treinador basco ainda não conseguiu até agora. Por isso, uma aproximação por parte do técnico, procurando acalmar os ânimos, seria um excelente ponto de partida para tentar recuperar a melhor versão do 7.

Os números de Vini Jr.
Os números de Vini Jr.Flashscore

Recuperar a solidez defensiva

No início da época, era uma tarefa difícil marcar um golo a este Real Madrid, mas no último mês Elche (2), Olympiacos (3), Celta (2), Manchester City (2) e Talavera (2) conseguiram marcar mais do que uma vez à equipa orientada por Xabi Alonso.

É verdade que os merengues têm várias baixas importantes na defesa, como Militão, Carvajal e Trent, mas é fundamental que a ausência dos titulares seja compensada por um maior compromisso de todos.

Fazer uma boa Supertaça de Espanha

O Real Madrid vai deslocar-se à Arábia Saudita para disputar uma Supertaça de Espanha com o calendário mais exigente. Nas meias-finais terá pela frente o Atlético de Madrid e, caso se apure, tudo indica que na final encontrará o Barça.

Esta competição reúne todos os ingredientes para ser um ponto de viragem positivo na época ou, pelo contrário, afundar de vez o barco merengue e colocar o treinador à porta de saída. É fundamental chegar à final e, uma vez lá, lutar com tudo pelo troféu. Qualquer outro desfecho comprometeria demasiado o futuro próximo.

Voltar a pressionar alto

Uma das coisas que conquistaram os adeptos no início da época foi a pressão intensa que o Real exercia sobre os adversários na saída de bola. Graças a isso, viu-se uma versão agressiva e dinâmica da equipa que há meses não aparece no relvado.

No futebol atual, em que os plantéis dos vários clubes são cada vez mais físicos, parece essencial que os 15 vezes campeões da Europa recuperem o elevado nível de intensidade com que dominaram os primeiros momentos da campanha 2025/26.

Unir o balneário

Uma das coisas que mais salta à vista no momento atual do Real Madrid é que parece que cada jogador segue o seu próprio caminho. Isto nota-se sobretudo nas estrelas, demasiado focadas no lado individual, deixando de lado o interesse do grupo.

Se recuarmos um par de anos, muitos recordarão que o sucesso com Carlo Ancelotti residiu no bom ambiente que se vivia no balneário, algo fundamental num grupo com jogadores tão jovens, mas de tanto peso.

O Real Madrid precisa de um balneário unido
O Real Madrid precisa de um balneário unidoReal Madrid

Apoiar Mbappé

Se alguém tem carregado o ataque até agora, esse tem sido claramente Kylian Mbappé, que terminou 2025 igualando o recorde de 59 golos num ano civil de Cristiano Ronaldo.

A verdade é que o resto do plantel pouco tem contribuído em termos de golos, o que se traduziu em perda de pontos quase sempre que a estrela francesa não marcou. Por isso, é necessário exigir mais participação dos restantes companheiros neste aspeto.