José Mourinho foi o último a sugerir que Vinícius é um provocador após o incidente frente ao Benfica e o alegado insulto racista de Gianluca Prestianni. No que toca ao futebol propriamente dito, os dados do BeSoccer Pro mostram que realmente o é, mas não num sentido negativo, e sim no mais positivo para o Real Madrid. O brasileiro é o jogador que mais cartões e penáltis provocou até ao momento na LaLiga.
O seu drible, velocidade e capacidade de desequilibrar em zonas perigosas, normalmente junto à linha lateral da área, obrigam os defesas a fazer-lhe falta como último recurso. Lidera isoladamente o ranking de cartões forçados com 14, dois a mais do que Giuliano Simeone (Atlético de Madrid) e três a mais do que Germán Valera (Elche) e Carlos Álvarez (Levante).
No que diz respeito aos penáltis provocados, partilha o primeiro lugar com o seu colega Kylian Mbappé. Ambos são os que mais penáltis originaram, com quatro. O francês, por exemplo, forçou e converteu o penálti que deu a vitória ao Real Madrid na primeira mão frente ao Osasuna, próximo adversário dos merengues. O pódio é completado por Jorge de Frutos (Rayo Vallecano), com três.

Mais provocações de Vinícius
Estes números resultam de outras estatísticas avançadas, onde o ex-Flamengo também ocupa as primeiras posições na principal divisão. Na verdade, é o segundo futebolista, sempre atrás de Lamine Yamal, em todos os rankings relacionados com dribles e duelos ofensivos.
Por exemplo, é o segundo que mais dribles tenta (198 contra 241 do culé) e completa (97 face a 124). Também está atrás do jogador do Barcelona nos dribles em zonas perigosas, com 52 completados (Lamine tem 60) em 73 tentativas (83 do camisola 10). Além disso, é igualmente segundo nos duelos ofensivos ganhos (138), face aos 184 que Yamal soma até agora.

Real Madrid primeiro em penáltis e segundo partilhado em cartões provocados
Coletivamente, o Real Madrid é, de longe, a equipa com mais penáltis a favor na LaLiga, com 11, à frente do Girona (seis), Barcelona (cinco) e Celta (cinco). No entanto, não é o conjunto cujos adversários viram mais cartões. O Barcelona está no topo com 50, enquanto os merengues partilham a segunda posição, precisamente, com o Osasuna (45).
Sobre os rojillos, é o segundo clube, juntamente com o Barça, a quem Vinícius marcou mais golos, com oito em 13 jogos, apenas atrás do Valência (nove em 14). Além disso, forçou cinco cartões nestes confrontos (oitava equipa contra quem mais o fez), enquanto os de Pamplona não estão entre os clubes que mais penáltis cometeram sobre o brasileiro. Esse ranking é liderado pela Real Sociedad (cinco em 16).
