Mais

Para além da polémica: Lamine Yamal vive o seu momento mais baixo

Lamine Yamal ajoelhado
Lamine Yamal ajoelhadoJAVIER SORIANO / AFP

Intrascendente no Clássico, a jovem pérola blaugrana apenas viu a baliza por duas vezes nos últimos dois meses.

A confusão que se gerou no final do Clássico do passado domingo entre o Real Madrid e o Barcelona escondeu, de certa forma, algo muito mais preocupante para os culés: o baixo nível que Lamine Yamal tem vindo a apresentar nos últimos tempos.

De facto, algo está errado quando uma estrela da categoria do internacional espanhol faz mais ruído com as suas declarações fora do relvado do que com as suas ações dentro dele.

As estatísticas estão aí e mostram que o 10 blaugrana está a demorar demasiado tempo a reencontrar o seu melhor nível. Entre as lesões e os seus deslizes extradesportivos, estão a conseguir apagar o brilho de um jovem que, a 100%, é a bandeira do futebol espanhol.

Prova desse decréscimo é que apenas marcou dois golos nas suas seis aparições na LaLiga 2025/26, ambos em agosto. Agora, o seu jogo tornou-se mais previsível, dando até razão à já famosa provocação de Vinicius com o "só fazes passes para trás".

Voltou a marcar na semana passada, após quase dois meses, contra o Olympiacos na Liga dos Campeões, de grande penalidade, tal como na última vez que conseguiu marcar.

A tudo isto junta-se a sua falta de influência no jogo do Barça, com apenas 80% de passes acertados nesta temporada, realizando menos de 40 em média por partida, segundo dados da Opta.

Parece claro que Lamine Yamal tem de se empenhar para o que aí vem num ano repleto de desafios, incluindo o Mundial dos Estados Unidos, México e Canadá 2026.