Mais

Raphinha destaca "melhor época" da carreira e lembra: "Muita gente queria que eu saísse"

Raphinha conquistou o triplete com o Barcelona esta época
Raphinha conquistou o triplete com o Barcelona esta épocaREUTERS / Albert Gea
O extremo do Barcelona Raphinha disse que tinha pensado em deixar o clube, mas decidiu ficar depois de um telefonema com o treinador Hansi Flick, que lhe deu uma nova oportunidade para provar o seu valor.

Inicialmente, Raphinha teve dificuldades com o anterior treinador Xavi Hernández, dizendo que o espanhol e a sua equipa não demonstravam muita confiança nas suas capacidades. O ex-Sporting e Vitória SC tornou-se titular sob o comando de Flick, em comparação com apenas 17 partidas na LaLiga durante a temporada 2023/24.

O brasileiro de 28 anos foi fundamental na campanha do Barcelona na LaLiga, contribuindo com 34 golos e 25 assistências. No entanto, Raphinha disse que nem sequer tinha pensado em atingir esses números antes do início da temporada.

"Sinceramente, não estava à espera. Os objetivos pessoais que eu tinha estavam abaixo destes números... Foi a melhor época da minha vida", disse Raphinha ao diário espanhol SPORT numa entrevista publicada na sexta-feira.

Raphinha admitiu que nem ele nem as pessoas à sua volta o viam a continuar no Barcelona antes de Flick chegar e o convencer a ficar.

"Não pensei que fosse só eu, muita gente queria que eu saísse daqui. Muitos adeptos, talvez a direção não estivesse satisfeita com o que eu estava a fazer, muita gente. Sou uma pessoa que pensa que, se não se é bem-vindo num lugar, é melhor não estar nele", disse.

"Não vale a pena estar a bater com a cabeça na parede. Sei a forma como me dedico à minha profissão e sabia que, com a mudança de treinador, tinha uma nova oportunidade de mostrar o meu potencial e a minha forma de trabalhar".

Os números de Raphinha
Os números de RaphinhaFlashscore

"O treinador tinha-me telefonado e dito que contava comigo. Esse telefonema foi muito importante porque mudou a minha maneira de pensar. A única pessoa que me podia parar era ele e ele parou", completou.

Na semana passada, Raphinha assinou uma renovação de contrato que o manterá no clube até 30 de junho de 2028. O extremo está convocado para os jogos do Brasil de qualificação para o Mundial, diante do Equador e do Paraguai.