As sensações deixadas por Rodrygo nas últimas duas semanas estão muito longe daquelas que o levaram a lutar para evitar um registo negativo na história do Real Madrid. Na verdade, os números também comprovam a melhoria no rendimento do jogador natural de São Paulo.
De acordo com o algoritmo do Flashscore, o 11 merengue foi o melhor futebolista da equipa em três dos últimos quatro jogos, arrecadando o prémio de MVP em dois deles, com uma nota de 7.8 frente ao Alavés e 9.3 no passado sábado diante do Sevilha.
Xabi Alonso demonstrou total confiança nas capacidades do internacional brasileiro e provou-o ao dar-lhe três titularidades nos duelos referidos (apenas foi suplente em Talavera) e um total de 287 minutos.

E não é para menos, já que Rodrygo assumiu um papel de destaque na reta final de 2025. Segundo dados da Opta, o extremo paulista, além de voltar a marcar, mostrou-se mais interventivo em várias vertentes ofensivas. Por exemplo, concretizou 60% dos dribles que tentou (6/10) frente ao Manchester City, Alavés, Talavera e Sevilha. Para além disso, teve uma presença significativa em zonas decisivas do relvado, já que 15 dos seus 165 toques aconteceram na área adversária.
Por outro lado, nesses encontros destacou-se uma das principais qualidades do ex-jogador do Santos: a gestão da bola. De forma geral, apresentou uma precisão de passe de 86,27% (88/102); concluindo 35 desses passes no último terço, 25 deles com sucesso (71,43%), o que evidencia a sua qualidade a circular a bola em espaços reduzidos.

Mais trabalho
Mas acima de todas as virtudes demonstradas no ataque, certamente o que mais agradou ao treinador do Real Madrid foi o trabalho defensivo que Rodrygo tem vindo a realizar nos últimos tempos. Um compromisso que lhe permitiu superar as críticas.
O dado mais relevante são as 19 ocasiões em que o jogador merengue recuperou a posse de bola nos últimos quatro jogos. Em 11 dessas situações, a recuperação aconteceu no terço intermédio, enquanto seis foram no setor defensivo e duas a pressionar no ataque.
O extremo vai entrar no novo ano com a alegria renovada, determinado a melhorar a imagem do Real Madrid nas últimas semanas e, acima de tudo, a conquistar um lugar na convocatória de Carlo Ancelotti para o Mundial do México, Estados Unidos e Canadá 2026.
