Rodrygo recupera a alegria em pleno incêndio merengue

Rodrygo
RodrygoDENIS DOYLE / GETTY IMAGES EUROPE / GETTY IMAGES VIA AFP

O brasileiro é o destaque positivo do mês de dezembro numa equipa que parece um autêntico barril de pólvora devido aos vários conflitos abertos no balneário.

As sensações deixadas por Rodrygo nas últimas duas semanas estão muito longe daquelas que o levaram a lutar para evitar um registo negativo na história do Real Madrid. Na verdade, os números também comprovam a melhoria no rendimento do jogador natural de São Paulo.

De acordo com o algoritmo do Flashscore, o 11 merengue foi o melhor futebolista da equipa em três dos últimos quatro jogos, arrecadando o prémio de MVP em dois deles, com uma nota de 7.8 frente ao Alavés e 9.3 no passado sábado diante do Sevilha.

Xabi Alonso demonstrou total confiança nas capacidades do internacional brasileiro e provou-o ao dar-lhe três titularidades nos duelos referidos (apenas foi suplente em Talavera) e um total de 287 minutos.

Os números de Rodrygo
Os números de RodrygoFlashscore

E não é para menos, já que Rodrygo assumiu um papel de destaque na reta final de 2025. Segundo dados da Opta, o extremo paulista, além de voltar a marcar, mostrou-se mais interventivo em várias vertentes ofensivas. Por exemplo, concretizou 60% dos dribles que tentou (6/10) frente ao Manchester City, Alavés, Talavera e Sevilha. Para além disso, teve uma presença significativa em zonas decisivas do relvado, já que 15 dos seus 165 toques aconteceram na área adversária.

Por outro lado, nesses encontros destacou-se uma das principais qualidades do ex-jogador do Santos: a gestão da bola. De forma geral, apresentou uma precisão de passe de 86,27% (88/102); concluindo 35 desses passes no último terço, 25 deles com sucesso (71,43%), o que evidencia a sua qualidade a circular a bola em espaços reduzidos.

Mapa de passes de Rodrygo contra o Sevilha
Mapa de passes de Rodrygo contra o SevilhaOpta by Stats Perform

Mais trabalho

Mas acima de todas as virtudes demonstradas no ataque, certamente o que mais agradou ao treinador do Real Madrid foi o trabalho defensivo que Rodrygo tem vindo a realizar nos últimos tempos. Um compromisso que lhe permitiu superar as críticas.

O dado mais relevante são as 19 ocasiões em que o jogador merengue recuperou a posse de bola nos últimos quatro jogos. Em 11 dessas situações, a recuperação aconteceu no terço intermédio, enquanto seis foram no setor defensivo e duas a pressionar no ataque.

O extremo vai entrar no novo ano com a alegria renovada, determinado a melhorar a imagem do Real Madrid nas últimas semanas e, acima de tudo, a conquistar um lugar na convocatória de Carlo Ancelotti para o Mundial do México, Estados Unidos e Canadá 2026.