Mais

Sentença histórica: crime de ódio e um ano de prisão por insultos racistas contra Vini Jr.

Vinicius, no jogo contra o Pucela
Vinicius, no jogo contra o PucelaIRINA R HIPÓLITO / Spain DPPI / DPPI via AFP
O Tribunal Provincial de Valladolid proferiu esta quarta-feira a primeira sentença em Espanha a condenar os cinco arguidos acusados de proferir insultos racistas contra Vinicius Júnior num estádio de futebol como crime de ódio, nos termos do artigo 510.2 a) do Código Penal de Espanha.

Os factos ocorreram em 30 de dezembro de 2022 durante o jogo entre o Real Valladolid e o Real Madrid, que venceu por 0-2 graças a dois golos de Karim Benzema para lá dos 80 minutos. O extremo brasileiro abandonou o campo antes de o avançado francês marcar o segundo golo.

"Graças ao trabalho da LALIGA, que apresentou a queixa e actuou inicialmente como única acusação, a que se juntaram mais tarde o jogador Vinicius e o Real Madrid C.F., bem como o próprio Ministério Público, foi possível obter esta sentença exemplar As penas impostas aos arguidos são as seguintes: Um ano de prisão;  Inibição especial do direito de sufrágio passivo durante um ano; Multa de 1.080 euros a 1.620 euros; Inibição especial do exercício de profissões de ensino ou de ofícios no domínio do ensino, do desporto e do lazer durante quatro anos", pode ler-se.

"Para a suspensão da pena de prisão, os condenados aceitaram expressamente duas condições: não cometer um crime durante um período de três anos e não frequentar estádios de futebol onde se realizem competições nacionais oficiais durante o mesmo período", declarou a instituição.

Esta resolução judicial representa um marco sem precedentes na luta contra o racismo no desporto em Espanha, uma vez que até agora só existiam sentenças por "conduta contra a integridade moral, com a circunstância agravante de racismo". O facto de a sentença mencionar expressamente o crime de ódio associado a insultos racistas é uma grande novidade.