Acompanhe as incidências da partida
A raiva do Villarreal, o ataque de Javier Tebas a Florentino Pérez e o tom diplomático do Barcelona marcaram o debate público sobre o cancelamento da partida em Miami. Faltava a posição da UEFA, que chegou esta quarta-feira e foi clara, mas em tom de satisfação.
“A UEFA congratula-se com a decisão da LaLiga. A nossa posição sobre os jogos das ligas nacionais disputados no estrangeiro continua a ser clara”, declarou o organismo que tutela o futebol europeu, recordando que já tinha autorizado o encontro “a título excecional”.
O comunicado prossegue com um reforço da linha oficial: “A UEFA reitera a sua clara oposição à realização de jogos das ligas nacionais fora do seu país de origem.”
De acordo com a nota, após a reunião do Comité Executivo em Tirana, no mês passado, a UEFA realizou novas consultas com federações e partes interessadas a pedido das federações de Espanha e Itália, para avaliar as implicações da questão.
“Essa consulta confirmou a falta de apoio generalizado já manifestada por adeptos, outras ligas, clubes, jogadores e instituições europeias à ideia de deslocar jogos das ligas nacionais para o estrangeiro”, conclui o organismo presidido por Aleksander Čeferin.