A direção da Real Sociedad, liderada por Roberto Olabe e Erik Bretos, o seu braço direito, tem vindo a negociar com o Manchester United as condições de um empréstimo, o salário e uma futura opção de compra no verão de 2024.
O jogador foi convencido pelo projeto Txuri Urdin e pela possibilidade de disputar a Liga dos Campeões, e está disposto a dar o passo de viajar para San Sebastian para se juntar à equipa de Imanol Alguacil.

No verão de 2019, Van de Beek esteve muito perto de assinar pelo Real Madrid. O clube merengue chegou mesmo a um acordo com o Ajax mas, meses mais tarde, Van de Beek foi parar ao Manchester United por 39 milhões de euros, mais cinco milhões de euros em objetivos. Agora, tem uma nova oportunidade de se juntar à LaLiga, embora neste caso para vestir as cores azuis e brancas.

A operação está em curso, mas não está fechada, e Olabe tem alternativas para o caso de o jogador do Manchester United não se juntar ao clube. Lo Celso também está na agenda da Real Sociedad, mas a sua chegada é mais complicada do que a de Van de Beek.